Mundo

7 dicas para ajudar os jovens a ir para a JMJ 2019

Falta pouco menos de um ano para a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Panamá

comshalom

De 22 a 27 de janeiro de 2019, os jovens do mundo inteiro têm um encontro marcado com o Papa Francisco no Panamá. Apesar da localização geográfica próxima ao Brasil – se compararmos com a Polônia –, realizar o sonho de peregrinar para a sede da JMJ 2019 pode precisar de algumas estratégias bem específicas, como economizar e arrecadar dinheiro. Sobre esse assunto, confira sete dicas para ajudar os jovens brasileiros e os do mundo inteiro.

1 – Faça um planejamento

É preciso traçar estratégias para alcançar um objetivo. Peça ajuda a algum especialista ou procure referências que possam ajudar você a definir quanto pretende economizar por mês e como fará isso. Nesse processo, vale a pena participar de um grupo de pessoas interessadas no mesmo que você para trocarem ideias e se motivarem a conquistar a meta desejada.

2 – Leve comida para a escola, universidade ou trabalho

Caso você precise comer fora de casa durante o dia, leve o seu lanche. Programe-se para não precisar gastar em restaurantes. Na escola/universidade, você pode trocar os salgadinhos e refrigerantes por frutas. Além de economizar, vai se alimentar de forma mais saudável. No trabalho, a dica é trocar o self-service pelo o almoço feito em casa. Vale a pena!

3 – Economize nos percursos pequenos

Essa é outra dica de economia que pode ajudar na sua qualidade de vida. Se o lugar que você deseja ir não é tão longe, avalie se realmente é necessário gastar com transporte (seja carro particular ou ônibus coletivo). Vá a pé ou mesmo de bicicleta. Aproveite para conhecer mais o seu bairro ou cidade. Tome cuidado!

4 – Não compre pela marca

Geralmente, um produto é mais caro por causa da marca. Por esse motivo, vale a pena investir em produtos de marcas mais baratas que tenham as mesmas características que você procura. Em alguns casos, você pode se surpreender positivamente. Experimente fazer isso!

5 – Troque festas por convivências

Sabe aquela festa do final de semana? Pois é! Trocá-la por uma convivência em casa com os amigos e com a família é uma ótima forma não só de economizar, mas de gerar fraternidade. Entre as opções de programação, estão os jogos de tabuleiro, jogos de cartas, filmes, just dance, mímica e por aí vai. Use a criatividade!

6 – Crie um negócio

Economizar é importante, mas provavelmente você não vai conseguir tudo o que precisa só com essa estratégia. Por isso, algumas formas de arrecadar dinheiro podem ajudar bastante a realizar o sonho de peregrinar para o JMJ. Não é difícil encontrar testemunhos de jovens que venderam trufas, doces, água e muitas outras coisas para ir à JMJ em 2016 na Polônia. Faça uma pesquisa e encontre o produto que pode ajudar você a custear essa viagem. Tem gente que vende até marca página. Vai dar certo!

7 – Oração, oração e oração

Essa dica conclui a lista, mas a verdade é que ela sempre vai ser a primeira de tudo. Podemos dizer que sem oração não há salvação, com certeza, também é válido afirmar que sem oração não há peregrinação. Quem reza faz tudo! Por isso, suplique a graça de viver não só a jornada, mas, sobretudo, o tempo de preparação que serve também para a sua alma.

Muitas são as estratégias que você pode usar para viver a JMJ 2019. A oração com certeza vai abrir sua criatividade para isso. Reunimos algumas dicas que podem ajudar você, mas vale a pena pesquisar outras e fazer um projeto especialmente para alcançar esse objetivo. Com certeza, a peregrinação vai marcar sua caminhada de e para a felicidade.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *