Igreja

7 momentos marcantes do pontificado do Papa Francisco

Primeira JMJ no Brasil, carro parado na estrada para ir ao encontro de uma pessoa e confissão de jovens no meio da Praça São Pedro são alguns dos momentos que mais marcam o seu pontificado até hoje.

comshalom

Papa Francisco completa nesta sexta-feira, dia 13, seu sétimo ano à frente de um rebanho de mais de 1,3 bilhão de pessoas, espalhado nos cinco continentes. O que o Papa faz e diz também repercute na vida e pensamento de quem não é católico. O comshalom.org separou sete momentos entre os muitos protagonizados pelo Papa que repercutiram na internet.

2013

Quatro meses depois de sua eleição como Papa, Francisco fez sua primeira viagem internacional para o Brasil a fim de se encontrar com jovens de todas as nacionalidades na Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Na Missa de encerramento do encontro realizado no Rio de Janeiro, mais de três milhões de pessoas acompanharam o evento.

2014

O Papa fazia uma visita pastoral a Sibarís, na região da Calábria, na Itália. No retorno, para o carro para abençoar uma jovem enferma que lhe foi levado em uma cama. “Francisco pare! Aqui espera-te um anjo”, escreveu a família de Pamela, uma jovem de 21 anos portadora de deficiência. Após o encontro a família disse sentir-se tocada por Deus.

2015

Em visita a Nápoles, o sangue de São Januário, que é conservado em uma ampola de vidro desde o século IV, deixou o estado de coagulação e se tornou líquido novamente. O milagre se repete nas festas do santo, mas, diante de um papa, isso não acontecia desde 1848, com o Papa Pio IX.

2016

No ano extraordinário da Misericórdia, em uma programação penitencial realizada no Vaticano, o Santo Padre apareceu de surpresa para atender a confissão dos jovens. A surpresa tomou conta de todos os presentes.

Papa confessa jovens na Praça São Pedro

2017

Em 13 de maio de 2017, Papa Francisco canoniza Jacinta e Francisco, pastorinhos que tiveram a visão de Nossa Senhora de Fátima, em 1917. Ao todo, o Romano Pontífice já canonizou mais de 800 santos em seu tempo de pontificado.

2018

O papa dedicou um Sínodo sobre juventude, discernimento e vocação. Foi mais uma convocação de sua santidade ao protagonismo do jovem na Igreja e na sociedade.

2019

Durante a JMJ, no Panamá, o Papa Francisco visitou uma centro de reabilitação para menores de idade. O Pontífice motivou a não ter medo da transformação e da conversão, e de superar os olhares da “murmuração e fofocas”: os rótulos produzem divisão.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *