Notícias

Jejum da curiosidade: exercício espiritual para crescer na sabedoria e no recolhimento

São Bernardo aconselhava este jejum na Quaresma. Papa Francisco também alerta sobre os males da curiosidade para a alma.

comshalom
Foto: Pexel

São Bernardo aconselhava para a Quaresma o jejum da curiosidade. “Jejuem os olhos de todo olhar curioso. Jejuem os ouvidos não escutando palavras inúteis e tudo quanto não for conforme ao bem da alma” (trecho do Sermão no começo da Quaresma, 3,4). O Papa Francisco também já alertou por diversas vezes que existem curiosidades más, que nos “fazem compreender algo que não temos o direito de saber”.

Confira| A curiosidade é um pecado?

No tempo das redes sociais em que se ventila publicamente a intimidade de tantas pessoas, as tentações para a curiosidade são grandes. O santo padre alerta que a curiosidade é uma das armadilhas que o inimigo usa para nos afastar de Deus. Ele “sabe como se aproximar de nós; sabe quais palavras nos dirigir. Desperta a nossa curiosidade, pois somos todos curiosos, e a nossa vaidade”.

Há um inimigo sedutor que explora a nossa curiosidade e a nossa vaidade prometendo prendas bem embrulhadas apresentadas num bonito pacotinho, sem nos deixar ver o que há dentro; é como se se tratasse de um cão raivoso e acorrentado do qual não nos devemos aproximar — porque, caso contrário, te morde, te destrói — e com o qual nunca podemos dialogar, mas, pelo contrário, contra o qual devemos combater com as armas da oração, da penitência e do jejum. (Homilia Papa Francisco, 8 de maio de 2018).

A curiosidade afasta a sabedoria

O Papa ensina ainda que um dos frutos da curiosidade é a dispersão da alma. “O espírito de curiosidade afasta-nos do espírito da sabedoria. O espírito de curiosidade não é um espírito bom: é o espírito de dispersão, de afastamento de Deus, o espírito de falar demais”. (Homilia Papa Francisco, 21 de novembro de 2013). E indica que é o Espírito Santo que “resolve todas as nossas curiosidades”.

Leia também: Quais são as obras de misericórdia?

Na Quaresma, a Igreja propõe um retiro espiritual com maior recolhimento da alma. Por isso, o jejum da curiosidade é um excelente exercício de penitência para este tempo. A curiosidade geralmente vem acompanhada da fofoca e da murmuração. Para controla-la é necessário buscar a virtude da discrição e a guarda dos olhos, como ensinam os santos.

Discrição e guarda dos olhos

A discrição permite que não busquemos saber além do que deveríamos. O Catecismo da Igreja ensina que “o direito à comunicação da verdade não é incondicional”, ou seja, há coisas que não temos direito a saber, nem as dar a conhecer aos outros. “Cada um deve conformar a sua vida com o preceito evangélico do amor fraterno. Este requer, nas situações concretas, que se avalie se é conveniente ou não revelar a verdade àquele que a pede” (Catecismo da Igreja Católica n. 2488).

Já a guarda dos olhos faz com que não busquemos conhecer aquilo que não deveríamos. Guardar os olhos na rua, nas redes sociais e guardar os ouvidos das conversas que não nos convém.

Leia também:

3 dicas de como fazer jejum de redes sociais nesta Quaresma

Jejum de Murmuração: No lugar da crítica, a linguagem da reconciliação

Roteiro espiritual Quaresma e Semana Santa 2023

O caminho espiritual “Do Deserto à Ressurreição!” é o tema do itinerário do caminho, que trará a cada dia conteúdos que irão permitir aprofundar o seu caminho espiritual para Semana Santa e Páscoa do Senhor. 

Vivamos juntos este caminho rumo à Ressurreição! 

Para saber mais acesse: comshalom.org/quaresma

CNPJ: 07.044.456/0001-00  |  Razão Social: Comunidade Católica Shalom | C.C: 31.056-5  | Ag. 1369-2

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.