Shalom

Diácono Matheus Braga: Sentia um apelo da parte de Deus que eu fosse todo d’Ele

Conheça o testemunho Matheus Braga, diácono da Comunidade de Vida Shalom que irá ser ordenado presbítero no próximo dia 23 de agosto.

comshalom
Foto: comshalom

Eu me chamo Matheus Braga, tenho 31 anos e sou natural do Rio de Janeiro. Com 3 anos eu, minha mãe e meu irmão nos mudamos para o Ceará, e por isso me criei em Fortaleza. Pertenço a uma família católica. 

Aos meus 15 anos Deus veio ao meu encontro de modo mais evidente através de dois sonhos que me marcaram profundamente: sendo um com a Virgem Maria e o outro com São João Paulo II. Contudo, mesmo com esses acontecimentos não me interessei ainda pela as coisas de Deus. Vivi dos 15 aos 18 anos como se Deus não existisse.

Encontro com Deus 

Quando fiz 18 anos tive a minha experiência pessoal com o amor de Deus no dia 13 de Novembro por volta das 16h, depois de muita insistência da minha mãe para que eu frequentasse um grupo de oração jovem no Shalom. Foi um momento único em que me senti profundamente amado e eleito. Tal experiência acendeu em mim uma grande sede por Deus, e um desejo de romper com tudo o que não era Ele. Fui encontrando a via da oração como porta de acesso a uma relação viva e autêntica com Ele.

Interessante notar que mesmo sem entender do que se tratava, já me sentia atraído ao Celibato, sentia um apelo da parte de Deus que eu fosse todo dele.


Depois de dois anos de amizade com Deus, durante o meu ano vocacional Shalom no ano de 2012, aos 20 anos descobri o meu chamado à Comunidade de Vida. Percebia que Nosso Senhor me chamava a tudo ofertar por amor a Ele. A dar de graça o que de graça recebi.

‘Será que Deus está falando comigo?’

Logo após me sentir vocacionado a Comunidade de vida, já no meu ano vocacional, me senti atraído ao sacerdócio. Aconteceu que era um sábado, dia em que o Shalom da Paz em Fortaleza-CE promove a missa para os jovens. Logo após o meu grupo de oração de 17h às 19h, já esperava pela a missa com os demais jovens. Porém, aquele sábado foi diferente… estava eu esperando a missa começar, e quando vi a procissão de entrada se aproximar do altar me senti profundamente atraído a estar também ali. A atração era como uma espécie de “imã”. Me lembro que olhei para os lados, um pouco assustado, para ver se alguém mais estava sentindo aquilo. 

Na mesma missa, no momento das preces, o sacerdote disse que Deus estava atraindo naquele dia alguns jovens para o sacerdócio. Pensei comigo: “Será que Deus está falando comigo? Não! Não é possível!” Aqui foi o meu primeiro contato com a vocação sacerdotal. Devo dizer que foi, de fato, iniciativa do próprio Deus, pois jamais havia pensado em ser sacerdote, não tinha nenhum amigo padre e nunca havia servido na liturgia.

Ainda durante aquele ano fui pedindo que Deus me iluminasse e me dissesse concretamente se aquilo que eu estava sentindo vinha dele ou era coisa da minha cabeça. Somente em Dezembro Deus falou novamente. Minha mãe pediu para conversar comigo e me disse algo que ela havia feito alguns anos atrás no Fórum Shalom de 2009 e que eu não sabia. Alí, minha mãe rezando por mim, pedia a Deus uma passagem bíblica, pois ela estava preocupada comigo e com a vida que eu levava na época; Deus deu a ela Is 66, 18-21 que diz: “escolherei alguns deles para serem sacerdotes e levitas”. Interessante notar que naquele ano a Igreja havia instituído como o “Ano Sacerdotal”.

Depois desse ano tão cheio de manifestação gratuita e amorosa de Deus, pedi ingresso na Comunidade de Vida e procurei guardar no coração tudo o que Deus tinha falado. Fui enviado ao Rio de Janeiro no ano seguinte, e ingressei no seminário no final de 2015. No ano de 2016 fui enviado para Lugano, na Suiça, e lá fiz todo o meu percurso acadêmico.

No ano de 2021, retornei ao Brasil e pude iniciar o estágio pastoral na Assistência de Formação da Comunidade. As expectativas que nutro hoje para esse período de Diaconato são as mesmas de outrora: deixar-me conduzir pela as mãos amorosas do Pai. A Ele confiei minha vida, a Ele confio e a Ele me confiarei. Assim seja!


Matheus Braga

Seminarista Shalom em preparação para Ordenação Diaconal

 

Leia também | Victor Hernandéz: Do medo de Deus ao desejo de tudo ofertar por amor

Assista a Ordenação Diaconal do ano de 2023 de Arquidiocese de Fortaleza: 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Bom dia! Que bênção Matheus e agradeço a Deus pelo seu sim. Deus opera onde menos se espera. Deus te abençoe e o Espirito Santo te ilumine na nova caminhada da vida.🙏
    Ministra Edna, Igreja Sagrado Coração de Jesus – Areias do Morro da Pedras – Florianópolis