Igreja

Dia do Padre: Perguntas e respostas sobre o sacerdócio

Você já imaginou como seria um mundo sem padres? Eles não só representam Jesus na terra, como também O trazem para nós na Sagrada Comunhão

comshalom
PADRE DENYS LIMA, SACERDOTES DA COMUNIDADE DE VIDA SHALOM. IMAGEM: ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA/CE

“Se soubéssemos bem o que é um padre na terra, morreríamos: não de medo, mas de amor”. Essa frase de São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, cuja memória celebramos neste domingo, 4 de agosto, pode resumir a importância da figura do sacerdote na vida da Igreja e em nossa vida.

Celebrado no dia do Santo Cura d’Ars, o Dia do Sacerdote é uma oportunidade de intensificarmos nossas orações pelos padres e propagar a essencialidade desse ministério para toda Igreja.

A seguir, confira perguntas e respostas sobre o sacerdócio para compreender a beleza dessa vocação e valorizar ainda mais aqueles que nos trazem Jesus na Eucaristia:

Quem pode ser padre?

O sacerdócio é uma eleição providente de Deus, que convida alguns para essa vocação. Assim, pode ser padre todo homem que – não possuindo laço matrimonial – sente em seu coração o chamado de Deus para tornar-se um representante legítimo de Cristo. 

Por que o padre é celibatário?

Pelo sacramento da ordem, o sacerdote torna-se um legítimo representante de Jesus, desse modo, seu estilo de vida deve assemelhar-se ao de Cristo. Assim, tanto pela razão teológica quanto espiritual, o padre vive o celibato, a castidade e a virgindade para configurar-se a Cristo.

Papa Paulo VI explica os padres não se casam porque participam do sacerdócio de Cristo: “Cristo manteve-se toda a vida no estado de virgindade, o que significa a sua dedicação total ao serviço de Deus e dos homens. Este nexo profundo em Cristo, entre virgindade e sacerdócio, reflete-se também naqueles que têm a sorte de participar da dignidade e da missão do Mediador e Sacerdote eterno, e essa participação será tanto mais perfeita quanto o ministro sagrado estiver mais livre dos vínculos da carne e do sangue.”

Além disso, ele também afirma que “A virgindade consagrada dos sacerdotes manifesta, de fato, o amor virginal de Cristo para com a Igreja e a fecundidade virginal e sobrenatural desta união em que os filhos de Deus não são gerados pela carne e pelo sangue (Jo 1, 13).”

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Como se dá o processo de ordenação sacerdotal?

A ordenação sacerdotal acontece por meio do sacramento da Ordem, como falado no Catecismo da Igreja, 1576: “Uma vez que o sacramento da Ordem é o sacramento do ministério apostólico, pertence aos bispos, enquanto sucessores dos Apóstolos, transmitir «o dom espiritual» (66), «a semente apostólica» (67). Os bispos validamente ordenados, isto é, que estão na linha da sucessão apostólica, conferem validamente os três graus do sacramento da Ordem (68).”

Qual a missão do sacerdote?

“Em virtude do sacramento da Ordem, os sacerdotes participam das dimensões universais da missão confiada por Cristo aos Apóstolos. O dom espiritual que receberam na ordenação prepara-os, não para uma missão limitada e restrita, «mas sim para uma missão de salvação de amplitude universal, “até aos confins da terra”», «dispostos, no seu coração, a pregar o Evangelho em toda a parte»” (Catecismo da Igreja Católica, 1565)

Como seria um mundo sem padres?

A esta pergunta, São João Maria Vianney, o padroeiro dos sacerdotes, responde: “Se não tivéssemos o sacramento da Ordem, não teríamos Nosso Senhor. Quem o colocou no tabernáculo? O padre. Quem foi que recebeu nossa alma à entrada da vida? O padre. Quem a alimenta para lhe dar força de fazer sua peregrinação? O padre.”

Leia também:

3 conselhos dos Papas para os sacerdotes

Oração de Santa Teresinha do Menino Jesus pela santificação dos sacerdotes

São João Maria Vianney, um pequeno e gigante instrumento de Deus

Comunidade Shalom ganhará dois novos sacerdotes; saiba quem são


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.