No último sábado, 25 de maio, aconteceu a primeira Jornada Mundial das Crianças no Estádio Olímpico de Roma. Com o tema, “Eu renovo todas as coisas”, o encontro reuniu crianças de diversas partes do mundo, acompanhada de seus pais e catequistas. Entre os participantes, estava Fabiana Rios, missionária da Comunidade de Aliança Shalom que atualmente serve no Projeto Criança.
“Pensai: é isto que Deus quer; tudo o que não é novo passa. Deus é novidade. O Senhor sempre nos traz inovação”, afirmou o Santo Padre às crianças.
O Papa responde as perguntas das crianças
“Queridas crianças, continuemos adiante e mantenhamos a alegria. A alegria é saúde para a alma.”
Para a redação do comshalom.org, Fabiana partilhou da alegria de ver crianças de várias nacionalidades aguardando com muita expectativa a entrada do Santo Padre.
Acredito que o momento muito importante foi quando as crianças se aproximaram para fazer perguntas. Ela ressalta que toda a programação foi voltada para os pequenos.
“Uma das crianças perguntou ao Papa Francisco: ‘como é que eu posso fazer para amar mais”, e aí ele estendeu a mão e pediu que o menino desse a mão para ele. Em seguida, ela falou: ‘agora você cumprimenta outra pessoa e eu cumprimento outra’. Nesse momento, todo o estádio começou a se cumprimentar, se abraçar. Ele falou: ‘Pronto, um gesto que se iniciou aqui comigo e com você perpetuou, então é essa forma, você ama mais, eu amo mais e assim esse amor vai transbordando’. Então, foram coisas muito concretas e práticas para as crianças e muito bonito. A cada criança que chegava, ele abraçava”, relata.
Sejam originais
Outro momento que marcou a experiência da missionária e do seu esposo no evento, foi quando a mãe do Beato Carlo Acutis, Antonia Salzano, se apresentou e contou sobre a breve vida de seu filho. Na ocasião, ela aconselhou os pequenos com a frase de Carlo: “Todos nascem originais, mas muitos morrem como fotocópias”.
“É um convite que ele faz pra sermos originais, pra sermos santos, porque é sermos originais como Deus nos quer, nos criou, para sermos santos. Esse momento foi muito importante, ainda mais agora que ele teve um segundo milagre dele reconhecido”, afirma Fabiana.
Oração do Papa Francisco para a I Jornada Mundial das Crianças:
Vinde, Santo Espírito,
mostrai-nos a vossa beleza
refletida nos rostos
das meninas e meninos da terra inteira.
Vinde Jesus,
que renovais todas as coisas
e sois o caminho que nos conduz ao Pai,
vinde e ficai conosco.
Amém.