Teresinha do Menino Jesus sempre foi para mim uma amiga fiel. Ela esteve presente em todas as fases da minha vida. Esteve comigo na minha infância e adolescência, me ajudando a compreender a “misericórdia antecipada” de Deus em minha história, a me cuidar desde cedo. Também me guiou durante meu itinerário de escolha profissional pelo curso de Medicina, sedimentando a certeza de que o bom Deus não nos “inspiraria desejos irrealizáveis”, por mais pequeninos que sejamos. Em meio a um mundo que nos aponta valores alicerçados no finito, a vida de Teresa sempre foi um auxílio a me (re)direcionar para o essencial e infinito. E em meu caminho até o altar não foi diferente.
Em 2023, um difícil e marcante fato foi a perda da minha querida avó (também chamada Terezinha). Sempre foi desejo meu e do meu noivo que quando casássemos ela pudesse entrar com nossas alianças na igreja. Envolvidos pela dor, descobrimos dias após sua páscoa que ela havia guardado sua aliança para nos presentear. Ali, soubemos que sim, ela não deixaria de estar conosco neste dia e contemplamos que os mistérios de Deus eram mais belos do que poderíamos imaginar.
Leia também | Confira a agenda de peregrinação das relíquias de Santa Teresinha no Brasil
Nos dois dias que antecederam o grande pedido, ao receber a resposta positiva da comunidade para nosso noivado, meu noivo procurou em diversos lugares alguém que derretesse a aliança da minha avó e não encontrava de nenhum modo. Até que na sexta-feira um gentil senhor disse que realizaria esse feito e poderia entregar nossas alianças no dia 02 de outubro. Meu então namorado partilhou o quanto eu era devota de Santa Teresinha e o quanto seria significativo se ele pudesse me surpreender e pedir minha mão no dia 01, dedicado a ela. Foi aí que o senhor comentou:
“Se for para Santa Teresinha eu faço. Hoje mais cedo eu vi uma faixa na rua uma frase dela que muito me tocou. Até então não havia entendido o porquê, mas agora sei que é um pedido dela que eu faça”.
Aquele senhor trabalhou para além do seu horário de expediente, sem nos conhecer, sem nenhuma obrigação, mas simplesmente guiado pelo “aroma das rosas” que ela havia deixado nos corações de todos os envolvidos nesse percurso. Logo, pelas mãos dela, as nossas alianças foram forjadas, como sinal de que estaria sempre ao nosso lado. E por providência sem igual noivamos no domingo, 01 de outubro de 2023, dia de Santa Teresinha.
Mas, quis ainda a nossa amada amiga estar presente fisicamente no dia mais importante das nossas vidas. A data do nosso casamento, 04 de maio de 2024, coincidiu com a peregrinação das relíquias de Santa Teresinha no Brasil (trazidas da Basílica de Santa Teresinha, em Lisieux), justo no fim de semana em que ela passava por Natal/RN, a nossa cidade. Por isso, logo após a nossa cerimônia de casamento, antes de irmos para a recepção receber os convidados, corremos para estar junto dela no Carmelo. E para a nossa surpresa, de forma espontânea, ganhamos de presente na saída da nossa cerimônia e também dos fiéis que estavam no Carmelo uma chuva de pétalas de rosas.
Desconheço uma amiga tão presente e tão fiel! Doce é o aroma da sua presença em tudo que me cerca, Teresinha, querida amiga! Sua amizade me emociona, me constrange… É um dos maiores tesouros que o bom Deus me deu. Que a minha família, iniciada também sobre a tua presença, possa sempre experimentar da chuva de rosas de tua intercessão. Queremos, contigo, viver a “estranha loucura” de derramar os melhores perfumes de nossas vidas ao divino Amor!
Por Juliana Pimenta
Reze conosco a Novena de Santa Teresinha
Santa Teresinha é celebrada em 1º de outubro e é uma das santas mais amadas pelos católicos do Brasil e de todo o mundo. Clique aqui para rezar a novena conosco.
Veja também:
Santa Teresinha ensina a maior missão: ser o amor!
10 frases de Santa Teresinha sobre a Eucaristia
Começa amanhã: Prepare-se para a novena de Santa Teresinha