Institucional

Hungria: juventude, arte e evangelização

comshalom

Conheça o início da missão em terras húngaras, o desenvolvimento da Obra Shalom e as ações de evangelização dos jovens por meio da arte

arte hungriaO país da Hungria fica localizado no centro da Europa. Tem em média uma população de 10 milhões de habitantes. A língua oficial é o húngaro, língua de origem asiática de raiz única. Tem clima frio com invernos longos e úmidos e verões breves e quentes.

Por volta do ano 1000, o país é elevado a reino e cristianizado, sendo o Rei Estêvão coroado pelo Papa Inocêncio VI. A coroa recebida do papa é oferecida a Virgem Maria por Estêvão, que consagrou seu reino e toda a Hungria a ela. Desde então, o povo húngaro tem um belo costume de invocar a Virgem Maria como “Magyarok Nagyboldogasszonya” (A grande Senhora dos húngaros). O país tem uma história muito bonita, mas também marcada por muitos sofrimentos, principalmente decorridos no século XIV. A Hungria participou ainda das duas grandes guerras, ficou sob os domínios nazista e comunista. Desde então, o país vem tentado se recuperar economicamente.

O engajamento dos jovens

Os primeiros missionários da Comunidade chegaram na Hungria em outubro de 2009, a pedido do Cardeal Arcebispo da diocese de Esztergom-Budapest, Erdő Péter, que, de forma especial, pediu para nos dedicarmos à evangelização da juventude por meio do nosso carisma. Inicialmente, nos empenhamos ao intenso estudo da língua e do conhecimento de pessoas e lugares. Desde lá, através da amizade e da partilha de vida, foi se achegando a nós os primeiros jovens. Após um ano e meio, iniciamos o primeiro grupo de oração e algumas atividades, como festas e passeios.

A partir de 2012, nos firmamos ainda mais num caminho de evangelização e podemos hoje contemplar o que o Senhor já nos deu: uma pequena Obra Shalom em Budapeste, com jovens engajados e com expressões do Carisma já se desenvolvendo no meio deles.

Arte e evangelização

Atualmente temos dois grupos de oração, um na fase Filoteia e outro na fase Kerigma, e um ministério de música formado. Mensalmente realizamos um encontro para jovens no centro de Budapeste, com atividades culturais de dança, música, jogos e palestras. Evangelizamos também nas ruas durante a primavera e durante o verão, por meio da dança e do teatro.

Em março deste ano, iniciamos um dia de evangelização em uma das universidades católicas de Budapeste, chamada Pázmány Péter. Todas as quartas-feiras, oferecemos chá e bolos para os estudantes e aproveitamos a oportunidade para conversar e convidá-los para nossos eventos.

Gostaria, com esta partilha, de manifestar nosso louvor a Deus pela graça do Carisma Shalom nas terras húngaras e a seu povo que, com coração aberto, nos acolheu com muito carinho.

Joicy M. Nazareth

Missionária da Comunidade Católica Shalom em Budapeste (Hungria)

Fonte: Shalom Maná


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.