Notícias

Como preparar a minha casa para a Semana Santa?

Para bem viver o Tríduo Pascal, preparamos algumas sugestões de motivação para você fazer na sua casa em cada dia.

comshalom

 A celebração litúrgica mais importante do ano está chegando, é necessário então, preparar a casa para toda a Semana Santa. Iniciamos a Semana Santa com o Domingo de Ramos e estamos vivendo os últimos dias do grande retiro da Quaresma, que encerra-se na Quinta-feira Santa, quando adentraremos no Tríduo Pascal e, por fim, chegaremos ao Domingo da Ressurreição.

Certamente, este tem sido um tempo extremamente favorável para preparar os nossos corações para bem viver os mistérios pascais da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor, porém, para favorecer ainda mais a vivência desses dias tão especiais, podemos também preparar as nossas casas nesse mesmo intuito. Assim, sugerimos alguns elementos para a montagem das simbólicas em nossos oratórios, de acordo com cada dia que viveremos até a Páscoa.

Quinta-Feira Santa

Para a Quinta-feira Santa, dia em que meditaremos sobre a instituição da Eucaristia durante a Última Ceia, podemos investir em elementos que remetem ao Pão e Vinho eucarísticos, como alguns ramos de trigo e uvas. Outra opção, seria utilizar uma bacia, uma jarra e uma toalha, representando o Lava-pés de Jesus com Seus discípulos. Caso tenha um ícone do Lava-pés ou da Santa Ceia e velas próprias em sua casa, estes podem complementar a decoração do oratório.

Materiais utilizados

  • Pano para forrar o local onde está a motivação: um pano simples, algum pedaço de tecido liso que tenha em sua casa ou algum forro de móveis ou de cozinha.
  • Jarra com água.
  • Travessa/vasilha que simbolize a bacia para o lava pés.
  • Toalha pequena, de rosto, lisa ou dobrada “escondendo” a parte bordada.
  • Lamparina “caseira”, que pode ser feita em um copo baixo ou algum potinho simples de sobremesa.
  • Texto simples, que pode ser impresso ou desenhado, colado na parede ou colocado em um porta retrato.

Sexta-Feira Santa

Na Sexta-feira Santa, nos voltaremos para o grande mistério da Cruz, portanto, os elementos da Paixão – a cruz, a coroa de espinhos e os pregos – compõem uma ornamentação favorável à meditação sobre a oferta sacrificial do Crucificado. Um ícone de Jesus flagelado, semelhante ao que Santa Teresa de Jesus contemplou em sua experiência de conversão, também pode ser utilizado.

Materiais utilizados

  • Pano para forrar o local onde estará a motivação: um pano simples, algum pedaço de tecido liso que tenha em sua casa ou algum forro de móveis ou de cozinha.
  • Cruz. 
  • Lamparina “caseira”, que neste dia pode-se deixar apagada.
  • Frase/Texto simples, que pode ser impresso ou desenhado, colado na parede ou colocado em um porta retrato.
  • Folhas secas, galhos pequenos, raízes de plantas secas.

Sábado Santo

Para preparar a casa no Sábado da Semana Santa, o silêncio é o principal elemento para venerar o mistério de Cristo que desce à mansão dos mortos, como nos recorda uma antiga homilia: “Um grande silêncio reina hoje sobre a terra; um grande silêncio e uma grande solidão. Um silêncio, porque o Rei dorme; e a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque Deus adormeceu segundo a carne e despertou os que dormiam há séculos”.

Sugestão 1: O oratório pode estar vazio para remeter a este silêncio e levar os membros da família à reflexão a respeito da ausência de Cristo sobre esta terra.   

Sugestão 2: 

Materiais utilizados

  • Pano branco ou vermelho simples, enrolado por trás da motivação.
  • Cruz (é importante que a cruz não possua uma imagem de Jesus, visto que neste dia contemplamos sua descida a mansão dos mortos).
  • Lamparina “caseira”.
  • Frase/Texto simples, que pode ser impresso ou desenhado, colado na parede ou colocado em um porta retrato.
  • Ícone com Maria, desde que não tenha Jesus, pois Ele desceu à mansão dos mortos.

Domingo de Páscoa

Finalmente, no Domingo de Páscoa resplandece toda a força recriadora que emana da Ressurreição de Jesus Cristo. O luto e as trevas se dissipam, pois a Luz do Ressuscitado traz nova esperança ao mundo. Para representar toda a alegria desse dia, flores e velas devem ornar o oratório. Um tecido branco pode ser utilizado, bem como, os ícones de Cristo Ressuscitado e da Virgem Maria. Esta ornamentação poderá continuar no oratório por toda a semana, quando se celebram as oitavas da Páscoa.

Materiais utilizados

  • Pano para forrar o local onde estará a motivação: um pano simples, algum pedaço de tecido liso que tenha em sua casa ou algum forro de móveis ou de cozinha. Mais um pano simples branco, simbolizando a ressurreição.
  • Cruz (caso possua a Cruz do Ressuscitado, é o ideal).
  • Lamparina “caseira”.
  • Frase/Texto simples, que pode ser impresso ou desenhado, colado na parede ou colocado em um porta retrato.
  • Galhos verdes, flores, podendo também ser em vasos ou em arranjos que podem ser feitos em copos e colocados também próximos a Cruz.
  • Ícone de Maria

Retiro de Semana Santa Shalom 2021

Depois de preparar a casa para a Semana Santa, agora é importante entrar nesse mistério. Com isso, a Comunidade Católica Shalom promoverá o seu tradicional retiro de formação e oração em mais uma edição online, devido à pandemia da Covid-19. O encontro acontecerá do dia 1º ao dia 4 de abril  de 2021 em seu Canal no YouTube. Entre os pregadores do retiro, estão Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, fundador e cofundadora da Comunidade Shalom. Além deles, Padre Cristiano Pinheiro, Padre João Wilkes e Padre Antônio Furtado conduzirão momentos formativos e oracionais durante o encontro.

A inscrição para o Retiro de Semana Santa é gratuito, clique no link e faça já a sua inscrição. 

[CLIQUE AQUI e faça a sua inscrição]

Meditações para a Semana Santa

E depois de não só preparar a casa, mas o coração para Semana Santa, a cada ano, a Comunidade tem lançado um novo número da coleção Meditações para a Semana Santa, que traz sempre reflexões à luz da Palavra de Deus e da Doutrina da Igreja, inserindo o fiel batizado no mistério central da fé católica: a Paixão, a Morte e a Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. O livro será usado no retiro online,  auxiliando os participantes nas pregações, na Via-sacra e no espírito litúrgico de cada dia.

Esse tempo litúrgico deve ser vivido com a devida atenção ao seu espírito próprio, aos mistérios e conexões com nossa vida, gerando uma renovada conversão pessoal. Além disso, é tempo de reunir toda a Igreja e celebrar de forma intensa a razão da fé católica: Cristo se entregou por cada homem e vivo está.

[Adquira o E-book com as meditações para a Semana Santa 2021]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *