Formação

“Tríduo da Graça” no Shalom de Fátima

comshalom

Shalom de Fátima realiza o Tríduo de Pentecostes, com dias de muito fervor e graças

Foi realizado nos dias 4, 5 e 6 de junho o Tríduo de Pentecostes no Shalom de Fátima, com o tema “Mas em meu peito arde um fogo abrasador”. O evento contou com a presença de jovens, adultos e idosos, que, reunidos como família, abraçaram as graças de Deus em um tempo oportuno: a preparação para o dia de Pentecostes. João Bala, pregador do primeiro dia do Tríduo, falou sobre a importância dos dias que antecedem a chegada da Celebração que a Igreja Católica realiza em reconhecimento a aparição do Espírito Santo aos Apóstolos de Cristo. A pregação terminou com uma adoração ao Santíssimo Sacramento – momento de graças, curas e libertações.  Após a palestra, Beatriz Cavadas, Postulante da Comunidade de Aliança, percebeu que é tempo de estar em uma maior intimidade com Deus. “Muitas vezes esquecemos que quem nos conduz é o Espírito – não somente as leis humanas”, afirmou a jovem. Beatriz também fez questão de ressaltar que o Espírito Santo de Deus é dinâmico e atual – age em nós agora, no tempo oportuno das necessidades de nossos corações, e que por isso mesmo é tempo de estarmos mais íntimos com o Senhor e com o seu Santo Espírito.

Tríduo FátimaO segundo dia do Tríduo contou com a presença da cofundadora da Comunidade Shalom, Emmir Nogueira, que falou que o Seminário de Vida no Espírito Santo não é um “cursinho intensivo”, mas um encontro pessoal e profundo com o Amor de Deus no tempo oportuno da graça. Segundo ela, não importa o dia, se a pessoa chega à primeira ou à décima semana de um retiro – quem vem ao encontro da Comunidade precisa ter um encontro verdadeiro com a misericórdia do Senhor, para que o batismo no Espírito Santo aconteça.  Por isso é tão importante um acolhimento verdadeiro, sem burocracias – o que importa, mesmo, é que o Amor de Deus atinja o coração dessas pessoas para que elas possam permanecer em Cristo.bre a Graça de Deus e o desprendimento dos bens materiais, algo tão necessário para a qualidade de vida humana. Em uma palestra cheia de fervor, ela falou sobre a importância de ter uma confiança absoluta na Providência Divina, que zela por nossas vidas mesmo nos momentos mais difíceis. Emmir ainda fez questão de ressaltar que, muitas vezes, somos apegados aos bens materiais e isso é uma forma de idolatria. “Ora, se tenho um irmão passando fome agora, e digo que não posso ajudá-lo mesmo tendo muito dinheiro na caderneta de poupança, estarei eu sendo uma cristã autêntica?”, exemplificou. A cofundadora ainda

Tríduo Fátima28

Mas falar do Espírito Santo sem clamar pelo seu poder, é como estar diante de um precioso presente sem abri-lo. Essa frase ilustra bem o que foi o terceiro e último dia do Tríduo de Pentecostes no Shalom de Fátima. Carmadélio foi o pregador, e falou das transformações efetivas do Santo Espírito em nossas vidas – a ação do Espírito do Senhor é capaz de gerar mudanças radicais, que podem ser vistas na vida das pessoas. Quando estamos repletos de Deus, as nossas atitudes refletem um caráter cristão que facilmente é reconhecido – quem demonstra o Evangelho no dia a dia é aquele que consegue tirar o extraordinário do ordinário – ver a riqueza na matéria bruta. Para Carmadélio, rezar tem a sua importância, sem a oração não temos forças para encarar os desafios e tentações, mas é necessário também que o cristão gere frutos para a humanidade – o Espírito de Deus que passa por nós deve ser fonte de salvação também para os irmãos, nós não podemos viver uma fé egoísta. Somente com a conversão pessoal, seremos capazes de, através da ação de Deus, modificar as realidades mais remotas, as situações mais impossíveis aos olhos dos homens. O Tríduo foi finalizado com uma oração comunitária – como família, os presentes rezaram por seus irmãos, afinal, somos todos canais do Espírito Santo. O Pentecostes se renova, quando os corações estão dispostos a ir ao encontro da graça de Deus – se estivermos em sintonia com o Pai, as graças nunca deixarão de jorrar.

Confira os áudios das formações dos três dias:

O Espírito Santo e a Evangelização – João Bala – 04/06/2014

O Espírito Santo e a Partilha de Vida – Emmir Nogueira – 05/06/2014

Efusão do Espírito Santo – Carmadélio Sousa

Matéria: Rita de Cássia Carvalho | Áudios: Tatiana Cristine | Foto: Cecilia Matias


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.