Formação

Filho pródigo, pai misericordioso

comshalom

O Tempo da Quaresma continua. Um programa de renovação da vida cristã. Começou por viver os quarenta dias de deserto de Cristo Jesus para preparar a pregação do Evangelho.O básico está no Convertei-vos e crede no Evangelho. Escutamos de Jesus a narração de uma de suas parábolas mais belas, a do filho pródigo. Nela o verdadeiro protagonista é o Pai, que na sua misericórdia reconcilia os seus filhos consigo.Também nós, como o filho pródigo, nos afastamos do Pai, ao menos algumas vezes, ainda que nos custe admitir.

Talvez seja a página mais conhecida de todos os Evangelhos. Muitos não crentes a conhecem. Inspirou poetas, escritores. A aventura deste jovem desordenado, com grande vontade de viver e gastar tudo, depois reduzido à miséria, volta à casa paterna mas não ousa nem mesmo pedir perdão. De longe o pai com o coração cheio de alegria esquecendo o passado prepara uma festa. Uma história de jovens de todos os tempos, hoje submetidos na maioria às drogas.

Esta parábola (Lucas 15,1-3.11-32)supõe algumas explicações. Jesus certamente contou esta história endereçada aos fariseus e escribas que murmuravam contra Jesus, porque ele recebia pecadores e comia com eles. Reprovavam ao Senhor que veio para salvar os pecadores, de estar com eles, de familiarizar-se com eles e de fazer-se amigo deles. Fariseus e escribas julgavam-se os justos.

As categorias de pessoas com as quais Jesus devia misturar-se todos os dias são portanto duas: os chamados pecadores que Jesus frequentava bastante, e os chamados justos que o olhavam de longe com olhos malévolos. As duas categorias parecem coincidir com os dois filhos.

O rapaz desordenado no final tornou-se capaz de recuperação inesperada, capaz de conversão. Entra em si mesmo,toma consciência das loucuras que fez, reconhece o próprio erro, se arrepende, volta e obtém o perdão.  Ao contrário o jovem julgado bom,obediente, exemplar, revela-se egoísta, hostil para com seu irmão. Não se alegra porque seu irmão voltou, mas o reprova e faz-se ofendido. Gloria-se de seus méritos. Revolta-se contra o perdão dado pelo pai.

Sobretudo na narração aparece a figura paterna de Deus: o velho pai que ama os filhos, mesmo quando se desviam, porque são seus, que espera com ânsia o que se perdeu, e espera poder reavê-lo são e salvo em casa, e cada dia fica a olhar o horizonte na espera do retorno, que apareça no horizonte. Depois explode na alegria e no perdão, e faz grande festa. A simpatia de Jesus vai ao filho pródigo, não porque dissipa e peca, mas porque é capaz de conversão e retorno ao Pai. Alguns acham que estão representados no filho fiel que permaneceu em casa; de fato são reprovados por Jesus por mesquinhez, obediência penosa, hipocrisia porque se revelam incapazes de amar um seu irmão.

Jesus portanto contou a parábola por tantos motivos: para justificar a sua atitude de receber os pecadores convidando-os à conversão, e tomar distância de quem por hipocrisia se comporta aparentemente como homem justo quando na realidade não o é. E,sobretudo quis celebrar a misericórdia de seu Pai Celeste. O personagem principal da narração não é o filho pródigo e tanto menos o filho obediente, mas o pai, com sua ânsia e seu amor. É portanto o pai misericordioso.

Assim Jesus nos revela o verdadeiro rosto de Deus: pai amoroso e pronto ao perdão. Revela que a sua própria missão é de procurar os pecadores, chamá-los à conversão do coração, e salvar o que estava perdido.  E nos coloca de sobreaviso no julgar muito depressa os outros.

Jesus nos recorda o estilo de vida dos fariseus e nos admoesta: não julguemos os outros, não os condenemos. Eles podem também errar, mas são filhos de Deus, igualmente amados, podem converter-se e voltar ao Pai.

Se temos delicadeza de consciência,descobrimos que também nós não somos irrepreensíveis, somos como o filho pródigo, desperdiçamos os dons de Deus. Somos caridosos com nossos familiares, amigos, mas não com os outros. Existe gente perto de nós que sofre e precisa de ajuda e não nos tocamos. Jesus quer ter um encontro com cada um de nós.

Cardeal Geraldo Majella Agnelo

Formação Shalom 2010


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.