Ele é brasileiro, ela é francesa, os filhos nasceram no Uruguai, terra onde vivem atualmente. Essa é a família missionária e intercultural de Ronayb e Gaelle Fernandes, consagrados da Comunidade de Vida na Vocação Shalom. O casal escolheu ser diferente e nadar contra corrente dos tempos atuais. Em entrevista ao comshalom, eles contam como tem sido essa experiência e qual o impacto dessa escolha na vida de seus filhos.
Unidos pela missão
Ronayb já estava em missão no Uruguai em 2010. Foi nesse ano que, em um retiro em Fortaleza – CE, ele conheceu Gaelle, primeira missionária francesa da Comunidade de Vida. Durante o evento, eles ficaram próximos e começaram a partilhar sobre a vivência da evangelização no âmbito internacional. Ao final do encontro, Ronayb desejou continuar conversando com a nova amiga. Para isso, ele pediu que ela enviasse alguns materiais do retiro por e-mail. Solícita, ela quis imprimir para entregar, contudo, o interesse do rapaz era mesmo o contato dela.
A iniciativa deu certo. Logo, os dois passaram a partilhar sobre a vida e a missão. Com o tempo, Deus foi suscitando algo a mais na relação deles. Então, deram início ao processo de discernimento e mais tarde começaram a trilhar um caminho mais aprofundado de amizade, que na Comunidade chama-se “caminhada”. No final de 2011, começaram a namorar. Nesse tempo, a Divina Providência cuidou de cada encontro deles, já que Ronayb continuava em missão no Uruguai e Gaelle morava em Aquiraz – CE. Eles seguiram crescendo na vivência do namoro, no autoconhecimento e também no planejamento de vida até que se casaram em uma linda cerimônia no dia 10 de maio de 2014.
Coragem de ser diferente
“Ser diferente na vida missionária é estar nas mãos de Deus, é confiar que Ele tem o melhor para nós”, explica Ronayb. O consagrado define sua família como intercultural, pois é nela que os costumes brasileiros, franceses e uruguaios se encontram. Além disso, por serem missionários, eles assumem o estilo de vida própria da Vocação Shalom.
Com esse repertório e com a certeza de que Deus quer dar sempre o melhor para seus filhos, Ronayb e Gaelle evangelizam na terra em que estão em missão. O casal partilha que a forma como educam as crianças, lidam com os problemas familiares e vivem o dia a dia é para muitas famílias um fecundo testemunho.
Contudo, o consagrado relata que há também questionamentos por parte de algumas pessoas que não entendem a realidade missionária de sua família. Mas, em meio a tudo isso, o casal vive a experiência de ser luz para os povos e isso gera ainda mais coragem para seguir nadando contra a corrente. Assim, como família, eles podem ser profecia para o mundo, especialmente no Uruguai.
Tudo vem de Deus
Manhãs de oração, apostolados, atividades domésticas, missa diária, atividades comunitárias… Mesmo com uma rotina intensa, o casal se esforça para dar prioridade à vida de oração. “Nós precisamos ter momentos de oração como casal, pois os nossos filhos vão colher o que nós transmitimos”, comenta Ronayb. Eles têm dois meninos e em breve ganharão uma menina. Desde à infância os garotos passam a conhecer a Divina Providência que age na vida da família. “Nós tratamos sempre de dizer para eles que tudo vem de Deus, que tudo pertence a Ele”.
Além disso, há outra lição que desde cedo os pequenos aprendem: “Nós sempre nos abençoamos antes de dormir e abençoamos os nossos filhos e ensinamos que eles nos abençoem também”. Esse movimento é muito importante, pois transmite um valor fundamental para as crianças. O desejo do casal, inclusive, é que cada vez mais os seus filhos estejam impregnados pelo Evangelho, pela gratidão, pela solidariedade. E tudo isso eles vão aprendendo no lar, no estar junto com os pais, na escuta atenta uns dos outros, no verdadeiro diálogo.
O meu coração fica cheio de alegrias por ser chamada filha de Deus obrigada Senhor por tanto Amor para comigo embora eu não mereço o Senhor tem cuidado de mim