Notícias

Conheça a família intercultural que escolheu ter coragem para ser diferente

Ronayb e Gaelle evangelizam na terra em que estão em missão por meio da forma como educam as crianças, lidam com os problemas familiares e vivem o dia a dia.

Ele é brasileiro, ela é francesa, os filhos nasceram no Uruguai, terra onde vivem atualmente. Essa é a família missionária e intercultural de Ronayb e Gaelle Fernandes, consagrados da Comunidade de Vida na Vocação Shalom. O casal escolheu ser diferente e nadar contra corrente dos tempos atuais. Em entrevista ao comshalom, eles contam como tem sido essa experiência e qual o impacto dessa escolha na vida de seus filhos.

Unidos pela missão

Ronayb já estava em missão no Uruguai em 2010. Foi nesse ano que, em um retiro em Fortaleza – CE, ele conheceu Gaelle, primeira missionária francesa da Comunidade de Vida. Durante o evento, eles ficaram próximos e começaram a partilhar sobre a vivência da evangelização no âmbito internacional. Ao final do encontro, Ronayb desejou continuar conversando com a nova amiga. Para isso, ele pediu que ela enviasse alguns materiais do retiro por e-mail. Solícita, ela quis imprimir para entregar, contudo, o interesse do rapaz era mesmo o contato dela.

A iniciativa deu certo. Logo, os dois passaram a partilhar sobre a vida e a missão. Com o tempo, Deus foi suscitando algo a mais na relação deles. Então, deram início ao processo de discernimento e mais tarde começaram a trilhar um caminho mais aprofundado de amizade, que na Comunidade chama-se “caminhada”. No final de 2011, começaram a namorar. Nesse tempo, a Divina Providência cuidou de cada encontro deles, já que Ronayb continuava em missão no Uruguai e Gaelle morava em Aquiraz – CE. Eles seguiram crescendo na vivência do namoro, no autoconhecimento e também no planejamento de vida até que se casaram em uma linda cerimônia no dia 10 de maio de 2014.

Ronayb e Gaelle Fernandes, consagrados da Comunidade de Vida

Coragem de ser diferente

“Ser diferente na vida missionária é estar nas mãos de Deus, é confiar que Ele tem o melhor para nós”, explica Ronayb. O consagrado define sua família como intercultural, pois é nela que os costumes brasileiros, franceses e uruguaios se encontram. Além disso, por serem missionários, eles assumem o estilo de vida própria da Vocação Shalom.

Com esse repertório e com a certeza de que Deus quer dar sempre o melhor para seus filhos, Ronayb e Gaelle evangelizam na terra em que estão em missão. O casal partilha que a forma como educam as crianças, lidam com os problemas familiares e vivem o dia a dia é para muitas famílias um fecundo testemunho.

Contudo, o consagrado relata que há também questionamentos por parte de algumas pessoas que não entendem a realidade missionária de sua família. Mas, em meio a tudo isso, o casal vive a experiência de ser luz para os povos e isso gera ainda mais coragem para seguir nadando contra a corrente. Assim, como família, eles podem ser profecia para o mundo, especialmente no Uruguai.

Tudo vem de Deus

Manhãs de oração, apostolados, atividades domésticas, missa diária, atividades comunitárias… Mesmo com uma rotina intensa, o casal se esforça para dar prioridade à vida de oração. “Nós precisamos ter momentos de oração como casal, pois os nossos filhos vão colher o que nós transmitimos”, comenta Ronayb. Eles têm dois meninos e em breve ganharão uma menina. Desde à infância os garotos passam a conhecer a Divina Providência que age na vida da família. “Nós tratamos sempre de dizer para eles que tudo vem de Deus, que tudo pertence a Ele”.

Além disso, há outra lição que desde cedo os pequenos aprendem: “Nós sempre nos abençoamos antes de dormir e abençoamos os nossos filhos e ensinamos que eles nos abençoem também”. Esse movimento é muito importante, pois transmite um valor fundamental para as crianças. O desejo do casal, inclusive, é que cada vez mais os seus filhos estejam impregnados pelo Evangelho, pela gratidão, pela solidariedade. E tudo isso eles vão aprendendo no lar, no estar junto com os pais, na escuta atenta uns dos outros, no verdadeiro diálogo.

Congresso das Famílias 2020

Clique e faça sua inscrição no Congresso das Famílias 2020


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O meu coração fica cheio de alegrias por ser chamada filha de Deus obrigada Senhor por tanto Amor para comigo embora eu não mereço o Senhor tem cuidado de mim