Formação

O que é o domingo de Ramos?

Acontece que a chegada de Cristo em Jerusalém, marcada pela alegria e júbilo, é o início da semana em que o Senhor fará a sua oferta dolorosa na Cruz. Saiba mais.

comshalom

O Domingo de Ramos é o dia que inaugura a Semana Santa. Recordamos a entrada de Jesus em Jerusalém por ocasião da festa da Páscoa dos judeus, em que é recebido com ramos e exclamações de alegria: “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor!”. É uma recepção cheia de júbilo e alegria, digna de um rei!

Contudo, chama a atenção o grande contraste que há entre tal acolhida e as leituras que a liturgia oferece no Domingo de Ramos, que são as da Paixão e Morte de Jesus.

Acontece que a chegada de Cristo em Jerusalém, marcada pela alegria e júbilo, é o início da semana em que o Senhor fará a sua oferta dolorosa na Cruz. De modo que o Domingo de Ramos é então, em certa forma, a inauguração dos eventos pascais (cujo ápice é o tríduo pascal). Por isso, nesse dia precisamos suplicar a Deus a graça de entrar com Jesus em Jerusalém e viver com ele os eventos da sua Paixão, Morte e Ressurreição, pois, afirma São Paulo: “se morremos com Ele, com Ele ressuscitaremos!” (Rm 6,8).

Espiritualidade

A espiritualidade deste dia nos convida a uma adesão e união mais profunda com Deus, declarando-o como o Rei da nossa vida (Ele foi recebido como um Rei), em contraposição do reinado do mundo em nós. De fato, nos dias pascais se vive o ponto decisivo da luta de Jesus contra o mal, que ao longo do Evangelho fica evidente através das numerosas curas e exorcismos (vitória de Cristo sobre o mal representado nas doenças e nos demônios).

No mistério pascal o Senhor vence o mal de forma definitiva, ofertando-se na cruz e destruindo, através da aniquilação do seu corpo, todo pecado humano. Desta maneira, Cristo destitui o reinado do mal e do demônio do coração do homem: “o príncipe deste mundo já está condenado” (Jo 16,11).

Contudo, esta vitória não se dá sem uma luta, e esta luta acontece no nosso coração. Há ainda dentro de nós uma luta entre o bem e o mal, pois, a concupiscência, o mundo e o demônio não deixam de trabalhar para que nos desviemos de Deus. Desta maneira, nós devemos lutar para estabelecer o reinado de Jesus em nós. Com efeito, pela obra de Cristo na cruz nos é dada a força para a luta, mas não somos poupados dela; nos são concedidas as armas para a guerra, mas nossos inimigos ainda combatem energicamente. Para vencer esta luta, basta deixar Cristo reinar em nós. Ele tem a força, o poder e a vitória para os nossos combates, por isso, devemos aceita-lo e coroá-lo como rei da nossa vida.

O reino de Cristo

O desafio está em que o Reinado de Cristo não é como o reinado do mundo. Ele não é tão evidente, mas é como um tesouro escondido (cf. Mt 13,44). O reino do mundo nos oferece luzes, brilhos, facilidades e prazeres, enquanto que o reinado de Cristo nos pede amor aos inimigos, perdoar setenta vezes sete e carregar a própria cruz a cada dia.

O reino do mundo é governado por reis de “bela aparência”, como os prazeres do mundo e suas máximas contrárias ao Evangelho, como o demônio, que não é senão um anjo de luz, e nós mesmos, que o nosso olhar vaidoso e narcisista nos faz parecer os seres mais belos e perfeitos. De modo contrário, o reino de Cristo é governado por um rei crucificado, cujo exército é invisível, sua coroa é de espinhos, seus súditos é um ladrão crucificado junto Dele e sua mãe, uma virgem que permanece aos pés do seu leito de morte.

Evidentemente, o reinado de Cristo é menos atraente do que o reinado do mundo. Contudo, sabemos, que o reinado do mundo é falso, mentiroso e passageiro, enquanto que o reinado de Jesus é o caminho para a verdadeira e eterna felicidade, pois, Ele é o caminho, a verdade e a vida (cf. Jo 14,16).

O povo que estava em Jerusalém na época viveu esta luta e não conseguiu acolher o reinado de Jesus, deixando-se seduzir pelo reinado do mundo. Por isso, vemos que os mesmos que o recebem no Domingo de Ramos aclamando “Hosana ao filho de Davi”, no pretório gritam pedindo: “crucifica-o!”.

Nós vivemos também essa luta! Percebamos, ainda, que a vivemos não apenas na Semana Santa, mas durante toda a nossa vida. Acontece que a Semana Santa é um tempo especial de graça. Nestes dias, Deus pode nos conceder a vitória definitiva!

Permitamos que esta Semana Santa seja decisiva na nossa caminhada rumo ao céu! Que o Senhor nos dê a graça de deixar o seu reinado vencer em nós!

Retiro online

Quando: 28 a 31 de março de 2024 
Inscrição: semanasantashalom.com.br

Preparação da casa

Se for participar da sua casa, motivamos a preparar o ambiente. Decore a sua casa com a cruz, com os pães, o vinho, com imagens de Jesus Ressuscitado, de acordo com o mistério de cada dia do tríduo pascal. Mantenhamos em nossos lares todo o clima de oração. Façamos dos nossos lares aquilo que o Catecismo nos diz: A família é a igreja doméstica. [Como preparar minha casa para a Semana Santa?]

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.