Igreja

Benigna Cardoso vai ser beatificada em 24 de outubro e será a primeira beata do Ceará

A menina do interior do Ceará será reconhecida como Beata na data do seu martírio. A Diocese de Crato- CE já vive a expectativa do dia da celebração da beatificação

comshalom

Conheça agora como se deu o processo de beatificação de Benigna Cardoso, conhecida como “heroína da castidade”. Ela foi assassinada aos 13 anos defendendo sua virgindade. A menina será a primeira beata nascida no estado do Ceará e a quarta brasileira, depois de Nhá Chica, Padre Victor e Dom Othon Motta.  

Em janeiro de 2013, a Igreja Católica reconheceu esse gesto, concedendo o título de “Serva de Deus”. O postulador da causa foi o formador no Seminário São José, Monsenhor Vitaliano Mattioli, falecido em dezembro de 2014 , incentivado por Dom Fernando Panico, hoje bispo emérito da Diocese de Crato.

Leia também| Benigna Cardoso, a primeira beata do Ceará

A celebração de beatificação de Benigna Cardoso da Silva será presidida pelo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos da Santa Sé, cardeal Marcelo Semeraro, na Praça da Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato – CE ( aproximadamente 540 km de Fortaleza).

Menina Benigna

Benigna tem uma história de martírio. Órfã de pai e mãe, a menina era a mais nova entre os irmãos. Magra, de olhos castanhos e pele morena, era uma adolescente comum. Frequentava a escola, fazia as tarefas domésticas e era fiel às missas na igreja matriz da cidade. Mas aos 13 anos foi assassinada numa tentativa de estupro por um vizinho dois anos mais velho. Ela quis defender a castidade.

E por esse motivo foi esfaqueada e morta às 4 horas da tarde, quando foi pegar água na cacimba a poucos metros de sua casa, no Sítio Oiti, no distrito de Inhumas, onde morava com os pais adotivos.

O episódio aconteceu no dia 24 de outubro de 1941, mas é um testemunho de radicalidade para os tempos atuais. Alguns jovens da Obra ou membros da Comunidade Católica Shalom na região de Juazeiro do Norte, já puderam testemunhar sobre a santidade da Menina Benigna. Eles afirmam que a oferta radical de uma adolescente motiva a desejarem sempre as coisas que vêm do céu. 

Benigna nos mostra que é preciso amar a Deus acima de tudo. Tantas vezes eu digo que amo, que quero ofertar minha vida, mas não sei se seria capaz de dar a vida por Jesus, derramar o meu sangue. Mas Benigna mostra que tanto é possível, como vale a pena. Eu vejo a figura dela como uma intercessora para a vivência da nossa castidade”, afirma Pedro Ítalo, consagrado da Comunidade Aliança Shalom.

Como outros considerados santos populares brasileiros, Benigna tem milagres atribuídos a ela. Também chamada de “Heroína da castidade”, é inspiração para promessas e agradecimentos por graças alcançadas pela sua intercessão.

 

SAIBA MAIS

Entenda o processo de canonização

Conheça os santos, beatos e veneráveis que viveram no Brasil

Youtube: Moysés Azevedo – Quem foi o primeiro santo canonizado na igreja?


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.