Formação

Conheça os santos, beatos e veneráveis que viveram no Brasil

Para ser considerado um santo é preciso passar por três etapas: confirmação das “virtudes heroicas”, beatificação e canonização. As últimas duas exigem a comprovação de um milagre.

comshalom
Foto de @jpaulofsantos

Atualmente, em números, temos um baixo número de santos no Brasil se comparado com a quantidade de fiéis brasileiros. Por qual razão um dos países que “muito reza” teria poucos santos nacionais? Ou será que poucos homens e mulheres canonizados viveram no Brasil?

Afinal, quantos santos deveria ter um país, cuja grande maioria da população é católica?

O fato é que, quando se fala em números, tudo acaba se tornando relativo. E a resposta, neste caso, nunca seria precisa. Se notarmos os últimos beatificados pela Santa Sé, os jovens, Carlo Acutis e Sandra Sabattini, foram beatificados após a comprovação de milagres ocorridos no Brasil por brasileiros, além deles, muitos foram os milagres ocorridos aqui. Assim como aconteceu com o milagre que canonizou os Santos Pastorinhos.

“O Brasil precisa de santos”

Durante a canonização de Madre Paulina – uma religiosa italiana, que passou parte da vida no Brasil – o Papa João Paulo II foi efusivo ao afirmar: 

“O Brasil precisa de santos; o Brasil precisa de muitos santos”

O professor Felipe Aquino explica que, na ocasião, João Paulo II não estava se referindo aos santos oficiais, aqueles dos altares, mas a uma Igreja “chamada à semelhança com Deus, que é santo, numa ‘santidade fundamental da Igreja, também na vida dos leigos’, capaz de gerar frutos de justiça e paz”.

E conclui o pensamento:  “É inegável a importância para a comunidade cristã, especialmente para os mais novos, de modelos, de pessoas que viveram a nossa realidade, pisaram o nosso chão e venceram. A Igreja, então, com muito cuidado e zelo, analisa a vida de seus fiéis com fama de santidade, sendo a canonização a sentença definitiva pela qual o Papa insere no ‘Catálogo dos Santos’ alguém já proclamado Bem-aventurado, podendo lhe ser prestada veneração.

Santos que viveram no Brasil

De acordo com o site Santos do Brasil, a Igreja já canonizou 37 santos que nasceram ou viveram no Brasil.

  • Santo André de Soreval e companheiros: Mártires de Cunhaú e Uruaçu (25 homens e 5 mulheres mártires do Rio Grande do Norte)
  • Santo Antônio de Sant’Ana Galvão (nascido em Guaratinguetá, São Paulo)
  • Santa Dulce dos Pobres (nascida em Salvador, Bahia)
  • São José de Anchieta, SJ (nascido na Espanha)
  • Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus (nascida na Itália)
  • São Roque Gonzales, e companheiros Santo Afonso Rodrigues e São João de Castilho (mártires do Rio Grande do Sul)

Beatos

A lista feita pelo referido site também mostra 54 beatos que tiveram suas vidas e seus trabalhos religiosos ligados ao Brasil. São homens e mulheres que estão avançando no processo de canonização. A relação inclui dois casos em que a beatificação já foi aprovada pelo Vaticano, mas ainda não aconteceu. Confira alguns:

  • Beata Albertina Berkenbrock, mártir;
  • Beata Benigna Cardoso da Silva, mártir (beatificação aprovada com data a ser definida);
  • Beato Donizetti Tavares de Lima;
  • Beata Francisca de Paula de Jesus (conhecida como Nhá Chica);
  • Beato Inácio de Azevedo e 39 companheiros mártires (40 Mártires do Brasil);
  • Beata Isabel Cristina Mrad Campos, mártir (Beatificação aprovada com data a ser definida);
  • Beato João Schiavo;
  • Beata Lindalva Justo de Oliveira, mártir.

Servo de Deus e Veneráveis

Primeiramente, é reconhecido como “Servo de Deus”, quando o Vaticano aceita abrir o processo de beatificação encaminhado por alguma diocese. Assim que for reconhecido que o candidato cumpriu de forma heroica as 11 virtudes exigidas ou sofreu martírio em defesa da fé, ele passa à condição de “Venerável”.

Veneráveis são aqueles que já tiveram as virtudes heroicas reconhecidas no processo de canonização. Aguardam o reconhecimento de um milagre, que é requisito para a beatificação. Assim, 18 homens e mulheres que viveram no Brasil estão nesta fase do processo. São alguns deles:

  • Venerável Daniel de Samarate (Missionário capuchinho no Brasil);
  • Venerável Madre Maria do Carmo da Santíssima Trindade, OCD (Madre Carminha de Tremembé);
  • Venerável Maria Teresa de Jesus Eucarístico;
  • Venerável Nelson Santana (Nelsinho);
  • Venerável Pelágio Sauter;
  • Venerável Mons. Albino Cunha e Silva;
  • Servo de Deus Ir. Nivaldo da Cruz;
  • Servo de Deus Padre Léo (fundador da Comunidade Bethânia);
  • Servo de Deus Guido Vidal França Schäffer;
  • Servo de Deus Zilda Arns;
  • e mais 46 pessoas possuem suas causas de beatificação oficialmente abertas e estão na fase diocesana do processo.

Santos ao pé da porta

Os santos, beatos e servos de Deus e Veneráveis brasileiros nos precedem no cumprimento do plano de Deus, mas com o Papa Francisco queremos dar espaço também para aqueles santos do dia a dia: “Não pensemos apenas em quantos já estão beatificados ou canonizados. O Espírito Santo derrama a santidade, por toda a parte, no santo povo fiel de Deus” (Exortação Apostólica Alegrai-vos e Exultai, n. 6). Na comunhão dos santos está cada membro da Igreja, consagrado pelo batismo, vocacionado à santidade.

Como Comunidade Católica Shalom, lembramo-nos sempre com gratidão dos “santos ao pé da porta”, “daqueles que vivem perto de nós e são um reflexo da presença de Deus” (AE, 7), especialmente os jovens, que preferem nadar contra a corrente e abraçar o feliz desafio da santidade. Com o olhar erguido ao céu, agradecemos a Deus por aqueles que já partiram e que cremos que nos precedem na casa do Pai, passaram pela nossa Comunidade como missionários e deixaram o seu legado de vida santa, como não lembrar de irmãos das primeiras horas como Ronaldo Pereira que coordenou o Projeto Juventude; Reinaudi, missionário na Argélia, e tanto outros.

Mesmo sem que nenhum destes membros tenham iniciado processo algum de canonização, queremos nos deixar “estimular pelos sinais de santidade que o Senhor nos apresenta através dos membros mais humildes deste povo” (AE, 8).

Querido Jovem, a santidade é para você também, por isso vem para o Congresso de Jovens Shalom 2021!

Inclusive, não deixe de participar do CJS Alive 2021  e adquirir seu Feed Formativo para compreender melhor sobre seu itinerário de santidade. Será incrível.

Serviço

CJS Alive 2021 – Levanta, eu te constitui testemunha do que viste

 

Quando: 12 a 14 de novembro

Onde: Na sua casa e na Missão mais próxima de você

Saiba mais

Adquira os produtos do CJS Alive 2021

Site oficial: www.cjs2021.org

Redes sociais: @juventudesh_

YouTube: Comunidade Católica Shalom

NOTA DE RETRATAÇÃO

A equipe do Portal Comshalom.org vem por meio desta nota retratar-se publicamente diante desta matéria publicada no dia 10/11/2021, intitulada “Conheça os santos, beatos e veneráveis que viveram no Brasil”. Publicamos erroneamente no texto que o nosso irmão Ronaldo Pereira é reconhecido como Servo de Deus pela Igreja. Assim, sempre prezando pela nossa missão de informar e em respeito aos nossos leitores, pedimos desculpas por qualquer situação de constrangimento ou desconforto que a matéria referida possa ter causado.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *