Notícias

A arte como caminho para Deus

Plataforma disponibiliza retiro de 5 dias sobre formas de expressão artística para se aproximar de Deus.

comshalom

A linguagem humana é diversa! Falamos por palavras, mas também por gestos, olhares, sorrisos, pelo nosso comportamento, pela nossa linguagem corporal e até pelo nosso silêncio.

Por mais que a linguagem da natureza, dos diversos animais, seja também múltipla, existe uma linguagem que é exclusivamente humana: a arte. Nenhum outro ser, nenhum outro animal, é capaz de fazer arte. Somos nós que batizamos a linguagem dos pássaros, de canto, ou o movimento das folhas das árvores com o vento, de dança. A árvore não está dançando. São suas folhas que vibram com a força dos ventos. O pássaro não está cantando, é apenas sua forma de comunicação. Porém, o nosso olhar e sensibilidade humana chama isso de arte.

Se a humanidade foi querida por Deus, a arte, como fruto desta humanidade, também foi. As pinturas rupestres e parietais testemunham do quanto a arte sempre foi uma maneira privilegiada de contato com o transcendente.

A arte pode ser, e é, uma bela maneira de nos colocarmos diante de Deus. Antes de nós, muitos santos fizeram uso da arte em seus relacionamentos com o Senhor.

Santa Teresinha expressou seu grande amor pelo Senhor em diversos poemas. São Francisco de Assis manifestou o seu louvor e a sua gratidão através de cânticos e poesias. Santa Cecília, sustentada pela força do Espírito Santo, cantou louvores a Deus logo antes do seu martírio. Santo Agostinho se refere a Deus como uma “Beleza tão antiga e tão nova” e nos convida, em um de seus escritos, a “louvar a dança”. São João Paulo II nos ensina, igualmente, que Deus é a fonte de toda beleza.

>> Notícias da Igreja e do Mundo: Siga o canal do comshalom no WhatsApp

Esses, e tantos outros santos, fizeram da arte uma maneira privilegiada de alcançar esse Deus que é também Beleza. Mas aqui não estamos falando daquela beleza estética, simétrica, lisa de comerciais de produto para pele. Segundo o Cardial Stanislaw Dziwisz, é no alto da Cruz que a Beleza se transforma em Amor (no prefácio de L’Évangile et l’art, de São João Paulo II). E no alto da Cruz, sabemos bem que Jesus estava totalmente desfigurado, com uma aparência bem distante daquela apresentada nos comerciais que citamos mais acima.

Segundo Dom Domique Rey, bispo da França, é na Cruz que Jesus se mostra o Todo Belo. Na arte, Jesus se apresenta para nós como a Beleza santa e santificadora. É a Beleza que se revela na Cruz.

O exemplo desses santos artistas nos mostra que a arte é, muitas vezes, a forma mais profunda de expressão humana. A arte fala de beleza para Beleza. Da nossa limitada beleza humana à infinita Beleza de Deus.

Participe do retiro sobre arte

É por esta razão que, por ocasião do Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura, proposto na programação do Jubileu da Esperança, o Hozana traz para você um retiro que tenta proporcionar um encontro de beleza para Beleza. Durante 5 dias refletiremos com o exemplo de santidade de 5 santos artistas (Santa Teresinha, São Francisco de Assis, São João da Cruz, Santa Cecília e São João Paulo II) que utilizaram de diversas formas de expressão artística para se aproximar de Deus. Clique aqui se você deseja participar do retiro Santos e Artistas: a beleza que santifica.

Débora Moreira, pelo Hozana


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *