A presença missionária do carisma Shalom no continente asiático continua a se expandir. Já presente na Terra Santa, nas Filipinas e em Taiwan, a Comunidade agora chegará às terras coreanas para anunciar a Ressurreição de Cristo e levar ao povo coreano a experiência carismática do Amor de Deus.
Seul é uma das cidades mais populosas do mundo, com mais de 9 milhões de habitantes. É um centro econômico, tecnológico e cultural. A cidade combina estruturas modernas com elementos tradicionais, como templos e palácios. Seu ritmo é acelerado e sua infraestrutura, altamente desenvolvida.
A nossa Comunidade Shalom tem colaborado com os Comitês Locais da Jornada Mundial da Juventude desde Madri 2011, e em Seul não será diferente. Respondendo ao chamado da Igreja, oferecemos nosso serviço e apoio para a JMJ 2027. Por isso, cinco missionários da Comunidade Católica Shalom serão enviados a Seul para prestar todo o suporte necessário a esse encontro global de jovens, que também marcará o início da presença do carisma Shalom em solo coreano.
Os cinco missionários da Comunidade de Vida que partirão para Seul para fundar essa nova missão são:
José Carlos Pontes Pasternak Junior (Lisboa), Responsável Local
Maria Angélica Zucareli Sousa (Diaconia – Assistência de Formação)
Paula Raquel Vanegas Calderón (Diaconia – Assessoria Jovem)
Thulio da Silva Parazi (Rio de Janeiro – Catete)
Vitória Maria Vale Oyama (Diaconia – Escritório Geral)
Até os confins da terra
A Igreja Católica em Seul é minoritária, mas bem organizada e em crescimento. Tem forte presença na educação e nos serviços sociais. As paróquias funcionam como espaços de encontro e apoio. Os fiéis católicos participam ativamente de iniciativas pastorais e sociais, adaptando-se a um ambiente urbano e moderno.
Os jovens católicos em Seul se destacam pelo compromisso ativo e entusiasmo na preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2027, o maior evento internacional da juventude católica, no qual atuarão os missionários da Comunidade.
Apesar de serem minoria em um país onde o catolicismo representa aproximadamente 11,3% da população, esses jovens demonstram uma fé vibrante e um forte senso de comunidade. Sua participação ativa em eventos diocesanos e sua disposição para acolher jovens do mundo inteiro na próxima JMJ refletem seu compromisso com a evangelização e seu papel como agentes de transformação na sociedade sul-coreana.
Testemunhas do Ressuscitado na Ásia
Confira o testemunho da missionária da Comunidade de Vida, Vitória Oyama:
“Acredito que fomos e estamos envolvidos por uma grande graça neste período pascal, a começar pelo próprio Cristo Ressuscitado e por sua ressurreição se manifestar atrás dos últimos acontecimentos que foram: o falecimento do Papa Francisco e a eleição do Papa Leão XIV.
Então, creio que o anúncio dessa nova missão para a Comunidade em vista do serviço à Igreja na JMJ está completamente ligado a tudo isso. Assim como o impacto da ressurreição de Cristo é uma realidade que nos ultrapassa e não temos como mensurar, minha expectativa é a certeza de que veremos mais uma vez o Cristo Ressuscitado se manifestando de forma real, transformadora e surpreendente na história da humanidade, dessa vez em um lugar tão singular através de um evento tão milagroso que é a JMJ.
Por isso, ser enviada à cidade que sediará a JMJ — e, sobretudo, poder servir e ser testemunha da ação de Deus na vida de tantos jovens — é para mim uma obra de constrangimento, abandono, pobreza, cura e renovação do meu amor por Cristo e pela humanidade inteira. Ainda no Brasil, começo a me aproximar do povo coreano e me contento, por ora, com o que o mundo digital pode oferecer. Mesmo que limitado, esse conhecimento virtual já revela muito da riqueza silenciosa, da resiliência, da nobreza e da profundidade de um povo que anseio amar e servir mais de perto.
Que a Virgem Maria nos ensine a partir sempre apressadamente para a vontade de Deus.”