Shalom

A Comunidade Shalom funda uma nova missão em Seul, sede da próxima JMJ 2027

Seul, capital da Coreia do Sul, receberá cinco missionários da Comunidade de Vida na que será a quinta fundação missionária da Comunidade Shalom na Ásia.

comshalom

A presença missionária do carisma Shalom no continente asiático continua a se expandir. Já presente na Terra Santa, nas Filipinas e em Taiwan, a Comunidade agora chegará às terras coreanas para anunciar a Ressurreição de Cristo e levar ao povo coreano a experiência carismática do Amor de Deus.

Seul é uma das cidades mais populosas do mundo, com mais de 9 milhões de habitantes. É um centro econômico, tecnológico e cultural. A cidade combina estruturas modernas com elementos tradicionais, como templos e palácios. Seu ritmo é acelerado e sua infraestrutura, altamente desenvolvida.

A nossa Comunidade Shalom tem colaborado com os Comitês Locais da Jornada Mundial da Juventude desde Madri 2011, e em Seul não será diferente. Respondendo ao chamado da Igreja, oferecemos nosso serviço e apoio para a JMJ 2027. Por isso, cinco missionários da Comunidade Católica Shalom serão enviados a Seul para prestar todo o suporte necessário a esse encontro global de jovens, que também marcará o início da presença do carisma Shalom em solo coreano.

Os cinco missionários da Comunidade de Vida que partirão para Seul para fundar essa nova missão são:

José Carlos Pontes Pasternak Junior (Lisboa), Responsável Local

Maria Angélica Zucareli Sousa (Diaconia – Assistência de Formação)

Paula Raquel Vanegas Calderón (Diaconia – Assessoria Jovem)

Thulio da Silva Parazi (Rio de Janeiro – Catete)

Vitória Maria Vale Oyama (Diaconia – Escritório Geral)

Até os confins da terra

A Igreja Católica em Seul é minoritária, mas bem organizada e em crescimento. Tem forte presença na educação e nos serviços sociais. As paróquias funcionam como espaços de encontro e apoio. Os fiéis católicos participam ativamente de iniciativas pastorais e sociais, adaptando-se a um ambiente urbano e moderno.

Os jovens católicos em Seul se destacam pelo compromisso ativo e entusiasmo na preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2027, o maior evento internacional da juventude católica, no qual atuarão os missionários da Comunidade.

Apesar de serem minoria em um país onde o catolicismo representa aproximadamente 11,3% da população, esses jovens demonstram uma fé vibrante e um forte senso de comunidade. Sua participação ativa em eventos diocesanos e sua disposição para acolher jovens do mundo inteiro na próxima JMJ refletem seu compromisso com a evangelização e seu papel como agentes de transformação na sociedade sul-coreana.

Testemunhas do Ressuscitado na Ásia

Confira o testemunho da missionária da Comunidade de Vida, Vitória Oyama:

Acredito que fomos e estamos envolvidos por uma grande graça neste período pascal, a começar pelo próprio Cristo Ressuscitado e por sua ressurreição se manifestar atrás dos últimos acontecimentos que foram: o falecimento do Papa Francisco e a eleição do Papa Leão XIV.

Então, creio que o anúncio dessa nova missão para a Comunidade em vista do serviço à Igreja na JMJ está completamente ligado a tudo isso. Assim como o impacto da ressurreição de Cristo é uma realidade que nos ultrapassa e não temos como mensurar, minha expectativa é a certeza de que veremos mais uma vez o Cristo Ressuscitado se manifestando de forma real, transformadora e surpreendente na história da humanidade, dessa vez em um lugar tão singular através de um evento tão milagroso que é a JMJ.

Por isso, ser enviada à cidade que sediará a JMJ — e, sobretudo, poder servir e ser testemunha da ação de Deus na vida de tantos jovens — é para mim uma obra de constrangimento, abandono, pobreza, cura e renovação do meu amor por Cristo e pela humanidade inteira. Ainda no Brasil, começo a me aproximar do povo coreano e me contento, por ora, com o que o mundo digital pode oferecer. Mesmo que limitado, esse conhecimento virtual já revela muito da riqueza silenciosa, da resiliência, da nobreza e da profundidade de um povo que anseio amar e servir mais de perto.

Que a Virgem Maria nos ensine a partir sempre apressadamente para a vontade de Deus.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *