Um incêndio não começa com labaredas e labaredas de fogo; inicia, na verdade, com uma pequena faísca, podemos dizer. E, a partir dela, as chamas vão se espelhando por todo o espaço. Imagine uma faísca que começa no quarto, cresce e se espalha por toda a casa… Essa situação pode nos ajudar a entender o que o pecado pode fazer em nossa caminhada. Ele é como essa faísca que precisa ser apagada no início. Para isso, a melhor maneira, com certeza, é buscar a confissão. Só a misericórdia de Deus tem o poder de apagar uma multidão de pecados.
Esse entendimento foi partilhado por um sacerdote, certa vez, em uma confissão, quando ele comentava a importância de buscar o sacramento imediatamente após cair na tentação. Buscar, é claro, não de qualquer jeito, mas com o coração contrito, verdadeiramente arrependido. O padre dizia isso porque, assim como a faísca que falávamos, o pecado pode ir comprometendo toda a obra de Deus à medida que os dias forem passando. E isso é muito perigoso para aqueles que buscam uma vida nova em Cristo.
A faísca do pecado pode ser aquele ato “pequeno” que não tinha valor algum, mas que dá brecha para que novos passos possam ser dado em direção a um grande incêndio, ou seja, em direção a um grande contratestemunho de vida. A questão é, como nos ensino o Evangelho, orar e vigiar sempre com atenção. Contudo, vale destacar que não podemos ter medo e nem receio das nossas fraquezas. Precisamos olhar para elas com franqueza. Pedir ajuda às pessoas que, de fato, podem nos orientar, como pastores de grupos de oração, acompanhadores ou mesmo diretores espirituais. Essa é a melhor forma de resolver tamanha situação.
Que o Senhor nos ajuda a viver com humildade e determinação o chamado que Ele mesmo nos faz a cada dia!
Confira também
