Formação

A grandeza da vida cotidiana

Somos chamados a uma vida extraordinária, mas ela não se encontra nas viagens ao redor do mundo nem nas experiências materiais, e sim no cotidiano. É no dia a dia que construímos, como Santa Teresinha, nosso caminho rumo à santidade.

comshalom

Muitos têm uma experiência com o Amor de Deus e se empenham em segui-Lo, mas acabam desanimando no meio do caminho. Às vezes, ao olhar para os feitos dos grandes santos, esperamos também realizar coisas extraordinárias, quando geralmente nossa via de santificação (pelo menos para a maioria) se encontra no cotidiano. Santa Teresinha do Menino Jesus, crendo ser pequena demais para alcançar os grandes feitos, dizia: “Eu sou uma alma muito pequena, que não pode oferecer a Deus mais do que coisas muito pequenas.” Foi ali, nos afazeres e pequenos sacrifícios do dia a dia, que ela construiu seu caminho para a santidade; esse caminho é possível a nós, se começarmos hoje mesmo, agora.

Infelizmente, o modernismo e suas ideologias nos venderam uma vida fictícia, onde só podemos ser felizes se tivermos muito dinheiro, se vivermos muitas aventuras, se tivermos uma vida extraordinária. Sim, somos chamados a uma vida extraordinária, mas ela não se encontra nas viagens ao redor do mundo nem nas experiências materiais, e sim no cotidiano. É no dia a dia que construímos, como Santa Teresinha, nosso caminho rumo à santidade.

Não podemos nos contaminar com esse pensamento moderno, que não é capaz de perceber a presença de Deus nas coisas simples. G. K. Chesterton dizia que “A coisa mais extraordinária do mundo é um homem comum, uma mulher comum e seus filhos comuns”, justamente porque, com a desconfiguração do homem à sua real identidade, ser uma pessoa comum acaba sendo uma coisa extraordinária e rara nos dias de hoje.

Uma mulher que escolhe, por exemplo, cuidar da casa e da família, é vista como uma estranha para o mundo; mas o que pode ser mais belo do que o sacrifício diário de uma mãe e esposa que, por amor, escolhe se doar para sua família? O que pode ser mais belo do que uma mulher que, mesmo em meio à rotina cansativa, em meio à louça do dia, consegue oferecer a Cristo seu cansaço por um bem maior?

Os exemplos se arrastam por todas as áreas, desde o pai de família que trabalha o dia todo para sustentar sua família até o jovem que estuda com dedicação; da freira que cuida dos doentes até o padre que atende dezenas de confissões por dia. O mundo tentará sentir pena de nós e nos tratar como estranhos, mas não podemos nos enganar com essa ótica triste: no fundo, são eles que precisam de compaixão, pois, entregando-se ao egoísmo e à busca desenfreada por uma “vida extraordinária”, só encontram o vazio, sem nunca provar da grandeza presente nas pequenas coisas do cotidiano. Sem nunca contemplar a Providência de Deus numa conta paga, ou o sacrifício entregue numa hora extra de trabalho, ou o amor abnegado de uma mãe ao levantar no meio da madrugada para alimentar seu filho.

São estes pequenos atos diários que nos tornarão santos. O amor se prova na constância, é na rotina que Deus se faz presente e nos dá oportunidades de oferecer provas de amor. Por isso, se você deseja ter uma vida extraordinária, comece pelo ordinário. Seja uma pessoa comum, contemple a beleza e a ação Divina no dia a dia. No fim das contas, quando estivermos diante do Senhor, essa será a vida que terá valido a pena: a vida de quem esteve no mundo com olhar fixo na eternidade.

Congresso das Famílias 2021

Com o tema “O amor vencerá tudo”, o Congresso das Famílias 2021 acontece em junho no formato virtual. Neste ano, a edição do evento reunirá famílias do Brasil e também de outros países da América Latina. Entre os pregadores do encontro, estão Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom, e Emmir Nogueira, co-fundadora. As inscrições seguem abertas, saiba como fazer a sua.

Sobre a programação

Durante as manhãs, os participantes acompanharão os temas centrais direto do Youtube da Comunidade Shalom ou da plataforma do evento. Os temas abordarão a cura das relações e a santidade e a missão da família. Além disso, haverá um reflexão importante sobre como a Igreja vê a Paternidade em Patris Corde e Amoris Laetitia. Já a programação da tarde será exclusiva para os assinantes do plano Básico e Premium, com oito workshops e um curso para noivos.

Para saber mais sobre o evento e planos de inscrição [CLIQUE AQUI]

Você pode seguir o Instragram @familia.shalom , inscrever-se no Canal das Famílias Shalom no Youtube e acompanhar as novidades.

Assista ao Teaser do Congresso

Serviço

Serviço: Congresso Latino-Americano das Famílias 2021 
Data: 26 e 27 de Junho de 2021
Horários: das 9h às 12h (todos os dias), com webnários exclusivos para os assinantes no período da tarde. 

 

Leia mais:

Santos do ordinário: A verdadeira vida interior é cultivada no escondido que quase ninguém vê

Como conciliar a vida de oração, família e o trabalho?


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *