No sábado, 22 de novembro, durante o Encontro Regional em São Paulo, os irmãos foram surpreendidos com a exibição de uma parte do documentário que narra a trajetória da missão Shalom no estado. A apresentação integrou a programação do dia e marcou profundamente a todas as gerações da Comunidade no Regional, trazendo à tona lembranças, rostos e episódios que ajudaram a construir mais de 20 anos de evangelização em solo paulista.
A exibição apresentou os primeiros passos da missão em São Paulo, desde as sementes plantadas antes da fundação oficial até a chegada dos primeiros missionários. Trechos que mostravam depoimentos dos primeiros a desposar essa terra prometida por Deus, histórias de cursos realizados em diferentes paróquias e os desafios das longas distâncias percorridas pela cidade despertaram nos participantes um sentimento de gratidão pela coragem dos missionários que deram início à obra. Para muitos, foi emocionante visualizar a fé daqueles que acreditaram na missão antes mesmo de ela ganhar forma. Os rostos emocionados e a graça de olhar no olho, os irmãos que testemunharam seu tempo de missão no começo e também estavam presentes no evento.
O documentário também destacou o período da fundação em Santo Amaro, lembrando o envio dos primeiros consagrados e o acolhimento feito pela Igreja local. As imagens revelaram a simplicidade da primeira casa, as atividades pastorais iniciais e o esforço conjunto de Comunidade de Vida, Comunidade de Aliança e Obra para estabelecer uma presença missionária sólida na capital. Esse resgate histórico permitiu que os presentes compreendessem a dimensão espiritual e o amor ofertado por aqueles que abriram caminho.
“Eu chorei e me emocionei nas gravações que pude estar, era uma emoção muito grande, ouvir os testemunhos, poder abraçá-los e dizer quão grata sou pelo “sim” deles, foi uma experiência que eu digo: foi cuidado de Deus. E perceber o quanto Deus conduz tudo através da oferta dos irmãos para que então eu pudesse encontrar a minha vocação nessa cidade, foi algo que me deixou extremamente emocionada e também feliz de contribuir para que outros tivessem também essa mesma experiência. Gratidão imensa a Deus e também aos cuidados e intercessão de Maria e do Beato Tiago Alberione que ajudou muito a gente a trazer o essencial e construir a narrativa” reflete Bianca Souza, postulante da Comunidade de Aliança em São Paulo e diretora do documentário.
Novas frentes apostólicas: O Shalom que se multiplica em São Paulo
Outro ponto exibido foi a expansão da missão para outras regiões, mostrando o crescimento orgânico do Shalom no território paulista e o surgimento de novas frentes apostólicas. Os relatos sobre a atuação em bairros distintos, o apoio de paróquias e o amadurecimento da evangelização em meio à dinâmica intensa da cidade reforçaram o quanto a missão se adaptou, se moveu e respondeu às necessidades locais ao longo dos anos.
“Esse documentário também ele tem a proposta não só de apresentar o que é o Carisma Shalom e sua história em São Paulo para os jovens, os que já estão na comunidade, ou até mesmo os que estão há mais tempo na comunidade, mas também para os que nunca ouviram falar porque é uma documentação histórica”. Matheus Macedo, discípulo da Comunidade de Aliança em São Paulo e também diretor do documentário, testemunha que foi uma graça conhecer os irmãos e tocar na oferta de vida deles, que sustenta a história apresentada.
Ao final da apresentação, o clima no Encontro Regional era de recolhimento e renovação. A memória reavivada pelo documentário reacendeu a consciência de que a missão em São Paulo foi construída com passos silenciosos, sacrificados e profundamente conduzidos pelo Espírito Santo. Para muitos, assistir àquele trecho da história foi como reencontrar o próprio chamado, reconhecendo que o que hoje floresce nasceu da fidelidade de quem acreditou antes.
A exibição encerrou-se com aplausos espontâneos e um forte sentimento de unidade entre todos os presentes. O documentário, mesmo apresentado apenas em parte, cumpriu sua missão: reacender a identidade, fortalecer a gratidão e renovar o compromisso de anunciar o Ressuscitado em toda a cidade.
A partir do próximo sábado, 29, a versão completa do documentário estará disponível no YouTube da Comunidade Shalom. A exibição aberta é um convite para que toda a Obra, amigos, benfeitores e membros da Comunidade possam mergulhar nessa história que nasceu de pequenos passos, muita fé e incontáveis ofertas escondidas. Assistir ao documentário é mais do que conhecer uma narrativa: é deixar-se tocar pela ação de Deus que, há mais de duas décadas, conduz a missão em São Paulo e continua a inspirar novos “sins” para evangelizar a maior metrópole do país.
Por Isabella Rocha