Shalom

A primeira vez que eu vi a Emmir…

Em um retiro ou em uma pregação em DVD ou ainda em um livro, muitas foram as formas que Deus utilizou para alcançar diversos corações por meio da oferta de vida dessa missionária.

Neste dia 20 de agosto, celebramos o dom da vida de Emmir Nogueira, cofundadora da Comunidade Católica Shalom. Mãe, filha, formadora, formanda, discípula, irmã, missionária, consagrada… são muitas as características dela que podemos ressaltar, mas hoje vamos falar sobre a experiência que tivemos ao encontrá-la pela primeira vez. No Show Resposta, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade, fala sobre como foi esse encontro.

“A primeira vez que eu vi a Emmir foi num aprofundamento de jovens e eu pude reconhecer nela alguém que tinha feito a experiência com o fogo de Jesus Ressuscitado”.

Encontros marcantes

Assim como Moysés, outros membros da Comunidade Shalom tiveram encontros marcantes e até proféticos na primeira vez que viram a Emmir. Em um retiro ou em uma pregação em DVD ou ainda em um livro, muitas foram as formas que Deus utilizou para alcançar diversos corações por meio da oferta de vida dessa missionária. Vamos conferir algumas partilhas de irmãos da Comunidade de Aliança Shalom.

Emmir me orientou no dia em que eu a vi
Ana Cunha – Consagrada Comunidade de Aliança

Eu era de um grupo de oração do Projeto Família e a Emmir estava pregando. À medida que ela falava, eu ia me emocionando e chorando muito, quando terminou a pregação eu fui falar com ela morrendo de chorar. Contei para ela o enredo da minha vida e me abraçou amorosamente. E ela disse: minha filha, você foi muito mais justificada do que eu. Naquele dia em que eu a vi, ela me orientou.

Emmir é a presença de Maria na minha salvação
Antônio Marcos – Consagrado Comunidade de Aliança

Eu vi a Emmir pela primeira vez em 1999 no RENASEM, um retiro da Renovação Carismática Católica para seminaristas. Ela pregou sobre o Salmo 50 e isso me marcou muito. Nunca esqueci daquela pregação em que ela dizia que só Deus pode criar um coração puro. Neste retiro, ela rezou por mim e disse: “Vejo você com vestes brancas e segurando objetos sagrados, você tem medo de sujar suas vestes, porém se isso acontecer, você pode lavar suas vestes no sangue do cordeiro”. Isso marcou a minha vida. 10 anos depois daquele retiro, eu passei por um forte processo de conversão. E em uma conversa com uma amiga da Canção Nova, ela dizia que Deus queria algo de mim. Em um determinado momento, ela precisou sair e pediu para que eu segurasse o livro que ela tinha nas mãos: Tecendo o Fio de Ouro. A foto da Emmir estava estampada na folha de rosto. Emmir é a presença de Maria na minha salvação.

O abraço da Emmir é uma terapia
Naudielandia Alves – Consagrada Comunidade de Aliança

A primeira vez que eu vi a Emmir de perto foi em um casamento. Eu estava andando e ai encontrei com ela frente a frente e aí eu disse: Emmir, eu quero te pedir uma coisa, eu quero um abraço. Ela botou as mãos nos quadris e disse: é só isso que você quer, minha filha, pois é muito fácil. Ela me abraçou. Para mim, foi uma experiência fantástica. Eu digo sempre que o abraço da Emmir é uma terapia. Ela aconchega a gente nos braços dela. Desde então, todas as vezes que eu encontro com ela, eu digo: Emmir, quero o meu abraço. É maravilhoso.

Uma experiência de zelo e cuidado de uma mãe
Fábio Brandão – Consagrado Comunidade de Aliança

Me lembro de um fato que me marcou até hoje. Acho que o ano era 1995. Eu servia na liturgia e sempre gostava de ficar preparando as brasas para o tributo. Era atrás do antigo palco do Shalom da Paz. E um dia eu estava lá sozinho, pura fumaça, e de repente chega a Emmir, se aproxima e senta e fica conversando comigo sem se importar se ficaria fedendo a fumaça na hora da missa. Ela simplesmente sentou e ficou puxando conversa. Foi algo rápido e simples, mas que para mim parecia uma eternidade. Foi uma experiência de zelo e cuidado de uma mãe.

Sou muito grata a Deus pela vida da Emmir
Socorro Costa – Consagrada Comunidade de Aliança

A primeira vez que eu vi a Emmir foi em uma gincana. Ela pedia para a gente decorar os versículos da bíblica. Mas a experiência mais forte com ela foi em um Renascer. Eu já estava no Vocacional Shalom com muitas dúvidas sem saber se ingressaria. Nesse dia, ela proclamou que uma pessoa estava se questionando o porquê de estar na caminhada rumo à Comunidade. “Esse é o tempo que Deus escolheu para você”. Essa moção calou no meu coração, mas só pude escutá-la por conta da abertura da Emmir à voz de Deus. Sou muito grata a Deus pela vida da Emmir.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um momento marcante para mim foi quando depois de um Renescer,todos muito cansados ,eu e algums irmãos do discipulado de Pacajus encontramos com a Emir e nos arrumamos para tirar uma foto enquanto um dizia,ela é isso , é aquilo, é inteligente, e forte e tantas outras coisas e eu disse que queria ser só um pouquinho igual a ela. Então,Emir olhou para mim bem séria e disse: Você não me conhece,eu sou muito ruim! Jesus e o seu exemplo!Ficamos todos em silêncio e eu espantada ,trêmula,meio sem jeito, compreendi que foi uma exortação muito sábia e santa que até hoje aquelas palavras resoam nos meus ouvidos. Obrigada ,Emir, irmã, mãe e tantas outras coisas prá mim!!! Parabéns!!

  2. Muito obrigada a todos : Socorro, Fábio, Naudielandia, Antônio Marcos, Ana. Louvo a Deus por ter se utilizado de coisas tão simples para amar vocês. Também O louvo por esconder tantos defeitos e fazer com que visem não a mim, mas a, Ele. Shalom! Deus os abençoe!

    1. Assim a fiinha não aguenta, mãezinha linda. 😍
      Deus lhe abençoe, lhe dê saúde e muitos anos de vida, pois ainda tenho muitas sessões de terapia nesse colo. Te amo!

  3. Me emocionei com os comentários! Que Deus abençoe cada vez mais a Emmir dando saúde e vigor para continuar a jornada levando outras pessoas pra perto de Jesus. É lindo ver seu sim frutificando na vida de tanta gente, que admiração. (: