Shalom

A santidade é a resposta para o nosso tempo

comshalom

A primeira Missa do Renascer 2020 foi celebrada pelo padre Hintz Dagoberto, consagrado de vida da Comunidade Católica Shalom. O sacerdote sublinhou a necessidade da santidade do povo eleito por Deus como resposta para os tempos de hoje.

Acompanhe a íntegra da homilia:

“‘Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito’ (Mt5,48)

Queridos irmãos! Gostaria de destacar na liturgia de hoje, mais do que uma exortação ou uma ordem, mas um chamado que Deus nos faz. ‘Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito’. Encontramos a mesma chamada no Livro do Levítico. ‘Sede santos, porque Eu, o Senhor, sou Santo’. Este trecho se insere dentro do que chamamos no livro de Código de santidade.

Meus irmãos, a santidade é a resposta para o nosso tempo. São João Paulo II em sua carta sobre o novo milênio, ou seja, para este tempo que estamos vivendo nós disse que o horizonte de toda ação pastoral, ou seja, da Evangelização, é a santidade (NMI n.30). ‘É hora de propor de novo a todos com convicção está medida alta da santidade’.

Mas a santidade que Deus nos chama a vivermos, como uma resposta para o nosso tempo, tem uma característica ressaltada na primeira leitura (Levítico) e na carta aos Coríntios. ‘Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel’. E São Paulo diz: ‘Não sabeis que sois Santuário de Deus, e que o Espírito Santo mora em vós?’. Sois, Santuário de Deus. Templos de Deus, não no sentido individual, mas como Igreja. Mostrando que a santidade que somos chamados a viver tem a característica de uma santidade comum. E continua: ‘o Espírito Santo mora em vós’, ou seja, que o Espírito Santo exerce na comunidade sua ação santificadora.

Mas poderíamos cair em uma tentação. É possível ser santo hoje. Seria mais difícil hoje sermos santos? O contexto da cidade de Corinto para quem são Paulo escreve nos mostra que aqueles cristãos viveram em meio a um contexto muito semelhante a nós.

Corinto era uma cidade portuária. Tinha um templo dedicado a deusa Afrodite. Uma fama não muito boa por causa dos pecados na dimensão da sexualidade. Nada diferente do contexto deste tempo de Carnaval. Mas a eles, como também a nós, Deus chamou a dar um resposta por meio de uma vida santa.

Meus irmãos, o Espírito Santo mora em nós. Renovemos nesta Eucaristia o desejo de uma vida santa. Nós receberemos o corpo e sangue de nosso Senhor, e como nos recorda santo Efrem: ‘quem come com fé, o corpo do Senhor, come fogo’.

Pela ação do Espírito Santo de Deus, precisamos dar uma resposta para os tempos de hoje. Formar um povo santo, acreditarmos na força do poder de Deus e nos abrirmos a este Espírito vivo que está no meio de nós.

‘Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus sou Santo’.

Que esta Palavra e o Espírito Santo de Deus exerce a graça da santidade em nós!”


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *