Shalom

Acamp’s São Paulo: Deus faz maravilhas quando paramos para escutá-Lo

Neste ano, o curso de servos ministrado no Acamp’s São Paulo conta com a presença de Gabriela Dias, consagrada da Comunidade de Vida, e Pe. Netoo. O tema abordado durante a formação foi a carta apostólica “Christus Vivit” do Papa Francisco.

A carta, que já é cara à Comunidade por ser voltada aos jovens, trouxe ao coração dos servos a meditação da sua juventude como Graça, como dom de Deus. Esse que é um tempo de verdadeiras alegrias, cruz e sacrifícios que, com Deus, precisam, merecem e devem ser aproveitados.

Partindo da característica fundamental da inquietude dos jovens, a pregação fez refletir o quanto esta é saudável quando, buscando seu lugar no mundo e seu sentido de vida, eles descobrem que na verdade estão sedentos da infinitude de Deus que nunca passa. E, conhecendo seus preferidos, não foram poucos os exemplos bíblicos nos quais Deus deu uma grande missão a um jovem, que, em sua pequenez e inquietude, correspondeu ao Senhor porque o escuta.

Sim, a Palavra de Deus permanece no jovem porque ele O escuta e para muitos ali no curso isso foi uma surpresa. “Deus faz maravilhas quando paramos para escutá-Lo”, disse Pe. Neto, citando os jovens santos que, como São Francisco de Assis, ao escutar a Deus deixou-se amar e despojar pelo próprio Amor. Ou como o jovem Samuel, que ao se abrir a voz do Senhor crescia de forma que nenhuma Palavra de Deus caísse por terra.

Assim, a experiência com Deus se observa na generosidade daquele que a viveu. Generosidade que transborda no serviço, na oferta por amor, no empenho em tudo que é para Deus, incluindo na Sua escuta. Essa generosidade, nas palavras do Pe. Neto, faz com que esse que foi alcançado vá além do limite, além do sofá como o próprio Papa Francisco convida a ir.

Vocação à Santidade

Na segunda parte do curso, Gabriela Dias falou do chamado à santidade, que se faz como próprio caminho de felicidade. Contudo, este não é um caminho que depende unicamente de uma decisão humana. Como filhos, como jovens amados, nossa parte é somente expor nossa humanidade à Deus, pois “ser santificado é ser curado”, como recordou Gabriela Dias de uma pregação que a marcou.

Ambiente digital e o seu peso

Outra tema refletido durante o curso foi sobre o ambiente digital e suas inúmeras redes, um meio que afeta a noção de tempo e espaço, bem como a própria percepção de si e do outro. Tal situação faz com que se perca o sentido da dor do outro, bem como mascara aquilo que se vive e é em prol de uma ostentação falsa.

E, como se não bastasse, em meio às correrias do tudo ser instantâneo e acumulativo, há a tentação de se querer fazer mil coisas ao mesmo tempo, gerando uma ansiedade que não é pelo Reino. Porém, como já citado, os resultados nunca serão instantâneos e cabe a Deus saber o devido tempo de tudo, no qual “os mais belos sonhos se conquistam com esperança, paciência e empenho, sem ser apressado”, finalizou Gabriela.

Os cursos de servos não acabam nesse primeiro dia. Outros momentos como adoração comunitária dos servos, juntamente da pregação sobre Oferta de Vida do nosso assessor jovem Bertrand marcam a programação dos cursos durante o sábado e domingo. 

Jessica Veronica


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *