Na programação da Assembleia Geral Ordinária (AGO) que iniciou no último dia 23 de agosto em Fortaleza (CE), os mais de 290 participantes, após três dias de escuta e oração, avaliaram o crescimento e desafios comunitários, econômicos e apostólicos da Comunidade. A avaliação foi feita a partir dos setores gerais de governo e tem como objetivo avaliar toda a vida e a missão da Comunidade em vista da eleição do novo conselho e diretrizes para os trabalhos dos próximos seis anos.
Um dos grandes destaques foi a internacionalização do Carisma e a contribuição das missões fora do Brasil nos mais diversos setores. Na Assessoria jovem, que trabalha com a primazia da evangelização do Carisma, a ênfase foi para a realização do Acamps Summer Festival para jovens europeus e a formação de jovens líderes. No trabalho com os pobres através da Assessoria de Promoção Humana, foi ressaltado a criação do Programa de Voluntariado em 2017 que já realizou 12 expedições missionárias com a participação de 230 profissionais voluntários.
116 missões espalhadas pelo mundo
Hoje a Comunidade Católica Shalom conta com 116 missões espalhadas pelo mundo e com mais de 25 mil pessoas engajadas em grupo de oração, além das mais de 4 mil distribuídas nas 76 obras de difusão. Possui 1.875 missionários com Promessas no Carisma e Discípulos da Comunidade de Vida e 8.896 membros da Comunidade de Aliança em todo o mundo.
O crescimento da internacionalização do Carisma pode ser visto concretamente nos últimos anos, o que para o Fundador Moysés Azevedo é uma grande graça. “Cada vez mais a Comunidade vai tomando uma feição com um rosto ‘universal’, as vocações não brasileiras vão dando esse tom. A Comunidade se sente confirmada e interpelada a continuar a dar o melhor de si no serviço humilde à Igreja”, comenta.
Cada setor pode apresentar os desafios dos seus trabalhos. O Fundador também pontuou diversos desafios a serem discutidos e trabalhados nos próximos dias da Assembleia, dentre eles a consolidação da internacionalização do Carisma, a evangelização nos meios digitais, a criação de um maior número de casas contemplativas e a consolidação do Instituto Parresia. “Vivemos um tempo de consolidação, de um tempo novo. Que Deus nos dê humildade e o auxílio do Seu Espírito para que seja consolidado por Ele em vista da vida e missão da Comunidade”, finalizou.
Homenagem ao Conselho Geral
Após a avaliação do Fundador e Moderador geral da Comunidade, os participantes agradeceram aos 15 membros do antigo Conselho Geral que atuou no Governo da Comunidade nos últimos seis anos. A eleição do novo Conselho Geral acontece ainda nesta quarta-feira, 28.
Leia também
Relembre os membros do Conselho Geral da Comunidade eleitos em 2013