Shalom

Alunos do Colégio Shalom participam de retiro online em preparação para a Primeira Eucaristia

O encontro foi marcado por momentos de oração, louvor e formação.

comshalom

No último sábado (27), os alunos do quarto ano do Colégio Shalom participaram de um retiro online em preparação para a receber a primeira Eucaristia. O encontro foi marcado por momentos de oração, louvor e formação. Vinícius Monteiro, missionário da Comunidade de Vida que serve na escola, contou como foi essa etapa tão importante no processo de preparação dos pequenos para a Primeira Comunhão.

“Nós íamos ter um manhã de oração para eles, mas, devido ao novo decreto, não foi possível, e aí surgiu a ideia de fazermos uma manhã espiritual online, não como aula, mas como um momento em que eles pudessem vivenciar um retiro”, explica o missionário.

O encontro começou com a acolhida dos estudantes e, em seguida, eles conheceram cada parte da Santa Missa. Após um breve intervalo, houve um momento de louvor, seguido de formação sobre os santos e a Eucaristia. O dia foi finalizado com a adoração a Jesus Eucarístico. Segundo Vinícius, mesmo com o retiro sendo virtual, as crianças conseguiram parar para rezar.

Ao final do encontro, algumas alunos partilharam sobre como foi viver cada momento. O pequeno Rafael Alves foi um deles. O jovem disse, muito emocionado, que Jesus estava no seu coração, dando lhe um abraço e uma alegria muito grande. Rafael falou ainda que foi muito forte a presença de Deus na adoração. 

A mãe de Clara Fonseca, da mesma turma, disse que a filha sentiu muita vontade de abraçar jesus. “Às vezes, fica pensando se é coisa de sua cabeça, mas abraça as pessoas e a vontade continua”, contou. O abraço que Clara deseja só Jesus pode dar. Já a pequena Maria Sousa, coleguinha de Clara, falou para sua família que sentiu “um fogo no coraçãozinho que queima de amor por Jesus”.

“Esse retiro veio renovar no coração dela o desejo ardente pela Eucaristia e que ela não vê a hora de comungá-lo, chega a sentir um frio na barriga quando lembra do grande dia”, destacou ainda a mãe de Maria sobre a experiência da filha.

Primeira Eucaristia

A preparação para a primeira Eucaristia no Colégio Shalom dura cerca de um ano e tem encontros semanais. Geralmente, é feita pelos alunos que estão no quarto ano do Ensino Fundamental, ou seja, aqueles que têm 9 ou 10 anos de idade. As formações são baseadas nos ensinos do Catecismo da Igreja Católica (CIC) e tem ainda como fundamento a vida espiritual das crianças. “A gente preza muito pela formação espiritual deles, no sentido de amor a Eucaristia”, ressalta Vinícius.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *