Qual é a sua história com os amigos do Céu? É tradição na Comunidade Católica Shalom que, próximo ou no início de cada ano, escolhamos nosso santo padrinho, um amigo do céu que intercederá por nós e nos acompanhará ao longo do ano novo.
| Saiba mais sobre a tradição do Amigo do Céu
Essa amizade nos motiva a conhecer melhor sua história, confiar em sua intercessão e nos comprometer em oração e sacrifícios por intenções ligadas à Igreja, à Comunidade e à humanidade.
Neste último mês de 2024, recebemos alguns testemunhos de amizade com os amigos do Céu ao longo deste ano, como o do Padre Douglimar, missionário da Comunidade de Vida Shalom, que descreveu essa experiência como “uma experiência de intercessão”.
Confira outros testemunhos:
Victor Ruiz Diaz, Assunção (Paraguai) | Amigo do Céu: São Paulo II
“No Fórum Shalom 2023, um irmão rezou por mim e proclamou: ‘Na luz da vida de São João Paulo II, a tua vocação e missão vão ser reveladas’. Isso foi em setembro. Na noite de ano novo, após fazer uma oração simples, mas com a força do coração, fiz o sorteio e meu amigo do Céu foi São Paulo II. Nesse momento, lembrei daquela proclamação. Em 2024, fui para a Expedição Missionária em Chaves e, realmente, descobri o sentido mais profundo da minha vida: Quero gastá-la por Deus e pelos demais até a última gota, sem guardar nada pra mim. A minha vida mudou completamente desde aquela experiência. Quando eu ainda estava esperando o discernimento da Expedição, sonhei que SJPII falava pra mim: ‘bora em missão junto comigo!’. E eu fui com ele!”
Andressa Carla, Araraquara (São Paulo) | Amigas do Céu: Santas Felicidade e Perpétua
“Eu sempre quis ter amigos que rezassem comigo, que me aproximassem mais de Deus, e eu pedi isso para Deus durante a missa do Réveillon da Paz ano passado. Para a minha surpresa, tirei duas santas amigas que trazem um forte testemunho sobre amizade: Santas Perpétua e Felicidade. ‘Durante o Martírio uma levanta e sustenta a outra.’ E esse ano pude sentir isso, amigos que se fizeram leais, rezaram junto comigo e que me sustentaram durante as dificuldades. Durante o ano todo pude perceber nos meus amigos a intercessão das minhas Santas amigas.”
Isabela Costa, Difusão Shalom Santos (São Paulo) | Amiga do Céu: Santa Teresinha do Menino Jesus
“Neste ano de 2024 pude receber graças de Deus pela intercessão da minha amiga do céu: Santa Teresinha. Tirei ela e logo abri um sorriso, e quantos prodígios com seu auxílio. Pude renovar minha experiência com Deus ao ler sua autobiografia, tive a graça de receber suas relíquias no Carmelo de minha cidade. Rezando junto com suas relíquias, pedi sua intercessão para a ida dos jovens da Difusão Shalom Santos para o CJS. Foi um momento fervoroso e de muita fé, os jovens reunidos pedindo a ajuda daquela que intercede pela juventude, pela missionariedade. Nossa amiga do céu foi precisa em suas orações, em menos de um mês estávamos no avião a caminho do congresso, onde tivemos uma renovação de espírito e com o carisma Shalom.”
> Descubra qual santo quer caminhar ao seu lado em 2025
Luana Ferreira, Cachoeiro de Itapemirim (Espírito Santo) | Amiga do Céu: Santa Teresa D’Ávila
“Santa Teresa saiu para mim e para uma pessoa que gosto muito. Não tenho nada de extraordinário a dizer, até porquê eu deixei a desejar no quesito de estar buscando saber mais dela. Estou tentando recuperar o tempo perdido. Ainda assim, espero, sendo sanguínea como ela, conseguir vencer as dificuldades que carrego. Ela é uma grande inspiração. Santa Teresa D’Ávila, grande Teresona, rogai por mim.”
Lucas de Lima, Tianguá (Ceará) | Amigo do Céu: São Pedro
“No dia 31 de dezembro do ano passado, eu ganhei São Pedro como santo padrinho, e vinha como hema; “Satanás pediu para te joelhar como trigo, mas eu intercedi por ti.” LC 22,31. E realmente foi um hema pra mim, este ano foi um ano de muitas batalhas, muitas provações na minha vida, o maior inimigo era eu mesmo, eu que várias vezes neguei Jesus com os meus pecados, mas, Jesus intercedeu por mim, após a reciclagem em que mesmo na minha miséria Jesus continua a me amar ele renovou o chamado dele na minha vida “Pedro, tu me amas? Apascenta minhas ovelhas” e eu disse: “Onde irei Senhor só tu tens palavras de vida eterna. ” A partir daí Deus me deu a graça de uma determinação pela oração e pela ascese. Eu pude ver mesmo a obra Nova feita pelas mãos do Senhor. Me tornei realmente amigo de são Pedro, de pedir a intercessão todos os dias em uma jaculatória do terço, de rezar pela Santa igreja que foi minha missão esse ano. Agora já estou na expectativa para o próximo amigo do céu.”