A cantora Ana Gabriela (@anagabrielacantora) perdeu seu filho José Rafael, em 23 de agosto de 2011. Mais de dez anos depois, a missionária da Comunidade Católica Shalom tem ajudado outras pessoas a enfrentarem a dor da perda de um ente querido. “A dor vai sempre existir, a saudade vai sempre existir. Mas a forma como eu lido com essa dor, com essa perda é o que faz eu viver bem com essa saudade”, explica.
O calvário vivido com seu bebê durou mais de um ano. De acordo com a cantora, é preciso ressignificar o sofrimento e transformar a dor em amor. “É possível fazer isso, senão eu não estaria aqui hoje. É possível viver não presa a minha dor, mas em doação aos meus filhos, ao meu esposo, a mim, a sociedade, a Igreja. Porque eu entendi que a cura dele era é o céu dele. A cura dele não era estar ao meu lado vivendo as dores desse mundo. A vida dele teve sentido em um ano e meio. Não cabe a mim entender. Cabe a mim compreender que Deus deu a ele a vida e a tirou, Deus é o autor da vida”.
Aprender a lidar com o luto através do louvor
Para Ana Gabriela, a dor do luto de um ente querido não diminui com o tempo, mas é possível encontrar um sentido para aprender a lidar com ela. “Se eu não der um sentido para a dor, eu vou me afundar nela”, diz. “Eu posso transformar essa dor em serviço, em doação, para ajudar outras pessoas. Tem tantas pessoas que a gente sabe que criam associações, projetos a partir da dor”.
Uma forma de lidar com a dor é através do louvor a Deus. “Olhar para as recordações com gratidão, ter um olhar de louvor, agradecer a Deus por ter permitido uma vivencia com esse ente querido. Olhar sempre com gratidão. Eu só tenho o hoje, o agora. Hoje eu posso decidir olhar para o meu filho com gratidão, com amor. No hoje eu preciso decidir louvar, ter gratidão”, explica.