Notícias

Ana Paula Gomes, autora do livro “Carlo Acutis e os jovens Shalom”, conta sobre a nova obra

Com este livro, você poderá conhecer o Shalom por meio da vida de Carlo Acutis, despertando também a um novo e ardente desejo de conversão à santidade no coração.

comshalom

Ana Paula Gomes é consagrada da Comunidade de Vida, celibatária pelo Reino, escritora de vários livros, por exemplo, Como perdoar Tempo de paz. E a nova obra: Carlo Acutis e os jovens Shalom. Sobre o último livro, Ana Paula conta um pouco da experiência, inspirações, dificuldades, e como foi todo o desenvolvimento de assimilação entre a juventude, Carisma Shalom e o Beato Carlo Acutis.

A ideia do livro surgiu durante uma reunião de planejamento do Setor Conteúdo Literário em outubro do ano passado, época da beatificação de Carlo, a Emmir Nogueira, cofundadora da Comunidade Shalom, comentou que achava interessante haver tantas semelhanças entre a espiritualidade de Carlo Acutis e o caminho que os jovens Shalom são chamados a trilhar nos grupos de oração ou como membros da Comunidade.

Deste modo, desde as primeiras pesquisas, a conclusão de escrita, todo o processo, durou cerca de quatro meses, incluindo a leitura de algumas biografias de Carlo e também pesquisas a respeito da espiritualidade Shalom e da Doutrina Católica.

Carisma Shalom e Carlo Acutis

Assim, foi proposto para a consagrada unir essas realidades, oferecendo um conteúdo sólido e colaborativo para o processo formativo dos jovens. Segundo a autora, não foi um processo árduo e nem com grandes dificuldades.

“Não foi algo ‘forçado’, como quando a gente tenta encaixar uma peça de um quebra-cabeça em um lugar errado da montagem, mas, surpreendentemente, percebemos que eram caminhos semelhantes, inclusive, chegando à conclusão de que Carlo, embora não fosse um shalomita, trazia em si um grande amor esponsal a Jesus, como aqueles que portam o Carisma em seu ser”, conta ela.

No livro haverá também alguns aspectos de outros jovens, como Teresinha, Santa Gemma Galgani, Beata Chiara Luce, Beato Giorgio Frassati, Venerável Antonieta Meo, além, é claro, de Carlo Acutis. Para a missionária , o que fica muito forte é o desejo pela santidade nas pequenas coisas, no ordinário da vida, como eles fizeram. Ela afirma que  “cada vez que me aproximo da vida dos santos, ainda mais de santos tão jovens, o desejo de continuar buscando uma vida que agrada a Deus é aceso novamente em meu coração, junto com a plena certeza de que somente a graça divina é capaz de realizar esta obra em cada um de nós.”

Precisamos de santos, jovens santos

Com o testemunho de tantos jovens, que buscavam diariamente a santidade, mostra como é possível hoje sermos os futuros Santos da Igreja, como disse o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude de 2013.

“A partir do testemunho de alegria e de serviço de vocês, façam florescer a civilização do amor. Mostrem com a vida que vale a pena gastar-se por grandes ideais, valorizar a dignidade de cada ser humano, e apostar em Cristo e no seu Evangelho.”

Precisamos mostrar que com alegria, renúncias, coragem, disposição, ousadia podemos ser santos. A santidade consiste no amor, na abnegação da própria vontade e conforto pelo bem do próximo. Não se trata apenas de uma obrigação. É mais do que isso: consiste na realização de atos virtuosos, na entrega amorosa, sem a obrigação de uma lei coercitiva. Essa liberdade de coração torna a vida diferente, pois ultrapassa a lógica da pura obrigação. O coração humano passa a amar de verdade.

A experiência de escrever este livro

Para a autora, o sentimento é de uma grande gratidão pela missão de evangelizar por meio da escrita, sabendo que tudo vem de Deus. “Parafraseando Santa Teresa de Calcutá, somos apenas um ‘lápis’ nas mãos divinas, mas quem escreve é Ele.” Ela ainda afirma, “também elevo a Deus, uma ação de graças particularmente por poder escrever, de modo mais específico, aos jovens. É claro que ‘Carlo Acutis e os jovens Shalom’ é uma leitura que indico para qualquer pessoa, seja de que idade for, inclusive, para quem está, talvez, um pouco afastado de Deus, mas o alvo principal deste trabalho, sem dúvida, são os jovens. E quando trabalhamos para eles, é sempre mais gratificante.”

Se você ainda não está ansioso com este lançamento, espero que até o fim da leitura se convença que valerá a pena o investimento, afinal, Carlo Acutis é deste tempo, na sua exumação estava de calça jeans, moletom e tênis, é um (quase) santo de uma realidade muito próxima a nós. 

Neste livro, poderemos, sobretudo, esperar uma experiência profunda com o desejo iminente que todos nós temos de ser santos. Algo que é próprio do coração humano, mas também um mergulho em alguns aspectos da fé cristã, como a alegria, os Sacramentos, a vida eterna, a oração, o amor filial a Virgem Maria. Enfim, trata-se de uma grande jornada pelas vias de santificação que o Senhor oferece a cada um de nós, batizados, e mais profundamente ainda aos que Deus chama a caminhar em uma vocação específica, por meio da espiritualidade Shalom.

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *