Nesta semana, o Papa Francisco instituiu o período de 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021 como o ano de São José. No decreto, também é instituída a possibilidade de ganhar indulgência plenária ligada à figura do padroeiro da Igreja, em especial aos que estão sofrendo em virtude da pandemia, concedida em suas condições habituais, que são a confissão sacramental, a comunhão eucarística e a oração pelas intenções do Papa.
Modalidades para lucrar a indulgência
O decreto enumera algumas modalidades que possibilitam ao fiel ganhar a indulgência ao longo deste ano dedicado a São José:
– Meditação de pelo 30 minutos da oração do Pai-Nosso ou participação em retiro espiritual que inclua uma meditação sobre São José.
– Realização de uma obra de misericórdia corporal ou espiritual a exemplo de São José.
– Oração do terço em família ou entre namorados.
– Confiar a São José a procura por um trabalho digno ou o trabalho que exerce.
– Fazer a oração da ladainha de São José ou o Akathistos a São José, por inteiro ou pelo menos em parte (para a tradição bizantina), ou alguma outra oração a São José, própria das outras tradições litúrgicas a favor da igreja perseguida e pelo alívio de todos os cristãos que sofrem toda forma de perseguição.
Além dessas modalidade, também serão aceitas todas as orações legitimamente aprovadas ou atos de piedade realizados em honra a São José. O decreto afirma, ainda, que as indulgências são estendidas aos que sofrem com a pandemia, os idosos, os doentes e todos aqueles que por motivo legítimo não podem sair de casa.
[Leia do decreto completo AQUI]
Fonte: Vatican News