Notícias

Ano de São José dará indulgências especiais

Fiéis terão até 8 de dezembro de 2021 para receber indulgências plenárias

comshalom

Nesta semana, o Papa Francisco instituiu o período de 8 de dezembro de 2020  a 8 de dezembro de 2021 como o ano de São José. No decreto, também é instituída a possibilidade de ganhar indulgência plenária ligada à figura do padroeiro da Igreja, em especial aos que estão sofrendo em virtude da pandemia, concedida em suas condições habituais, que são a confissão sacramental, a comunhão eucarística e a oração pelas intenções do Papa.

Modalidades para lucrar a indulgência

O decreto enumera algumas modalidades que possibilitam ao fiel ganhar a indulgência ao longo deste ano dedicado a São José:

– Meditação de pelo 30 minutos da oração do Pai-Nosso ou participação em retiro espiritual que inclua uma meditação sobre São José.

– Realização de uma obra de misericórdia corporal ou espiritual a exemplo de São José.

– Oração do terço em família ou entre namorados.

– Confiar a São José a procura por um trabalho digno ou o trabalho que exerce.

– Fazer a oração da ladainha de São José ou o Akathistos a São José, por inteiro ou pelo menos em parte (para a tradição bizantina), ou alguma outra oração a São José, própria das outras tradições litúrgicas a favor da igreja perseguida e pelo alívio de todos os cristãos que sofrem toda forma de perseguição.

Além dessas modalidade, também serão aceitas todas as orações legitimamente aprovadas ou atos de piedade realizados em honra a São José. O decreto afirma, ainda, que as indulgências são estendidas aos que sofrem com a pandemia, os idosos, os doentes e todos aqueles que por motivo legítimo não podem sair de casa.

Fonte: Vatican News


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *