Mundo

Argélia: os cristãos rezam pela paz

comshalom

argeliaDurante três meses, o Vale de M’Zab no sul da Argélia, é palco de violência sectária com base étnica e religiosa que segurança argelina não consegue deter. Os confrontos contrapõem a população berbere a grupos sunitas islâmicos. Mas o quadro é complicado pelas manobras de gangues delinquentes que fomentem o conflito de identidade para tirar proveito do caos e realizar saques e outros atos criminosos. Neste cenário dramático, a pequena comunidade cristã local oferece a sua oração e sua contribuição para ajudar a superar as feridas que estão destruindo a secular convivência entre os diferentes grupos radicados na região.

“Nós, pequena comunidade cristã de M’Zab, sofremos com todos vocês”, escreve numa carta-apelo idealmente dirigida a todos os habitantes da região, Dom Claude Rault M. Afr, Bispo de Laghouat. Na mensagem – enviada à Agência Fides – o titular de uma das maiores dioceses do mundo (mais de 2 milhões de quilômetros quadrados) descreve com pesar a divisão que atravessa as duas comunidades. “Durante séculos”, escreve o Bispo católico, “vocês viveram em paz apesar dos conflitos temporários que tocaram suas comunidades e suas famílias. A sabedoria popular sempre prevaleceu, com a ajuda de Deus”. Mas hoje, hostilidade e confrontos “são alimentados por falsos rumores que fazem aumentar a violência de todos os “agressores”, quem quer que seja, e que nada parece ser capaz de controlar”.
Neste contexto diolacerado, os cristãos oferecem sua contribuição espiirtual e concreta para que o Vale de M’Zab volte a ser um lugar de fraternidade e convivência pacífica: “A nossa amizade”, continua na mensagem Dom Rault “vai além das diferenças que possam nos separam. A diferença pode ser um dom misericordioso de Deus. Nós mesmos estamos muito emocionados com a acolhida e a hospitalidade que vocês sempre nos demonstraram. Estamos aqui, no meio de vós, como artesãos da paz e da reconciliação. ( … ). Com todo o nosso coração pedimos todos os dias a Deus único e misericordioso para que semeir a paz nos corações e nas comunidades. Irmãos e irmãs do Vale de M’Zab, queremos continuar a colaborar com vocês para que essa paz que vem de Deus envolva todos com Sua Misericórdia”.
Nos últimos dias, a violência que irrompeu no bairro de Sidi Abbaz na cidade de Bou Noura, se espalhou rapidamente para a cidade de Ghardaia. As ondas recorrentes de violência dos últimos meses – com mortes, feridos, saques, dezenas de casas e lojas incendiadas – muitas vezes ocorreu no final das orações nas mesquitas. As autoridades de Argel enviaram unidades de reforço para a segurança local, mas a situação não parece estar sob controle. Enquanto isso, os jovens berberes organizaram autonomamente grupos armados para proteger suas casas, suas famílias e as lojas de seus bairros da violência islâmica.

 

Fonte: Agência Fides


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *