Shalom

Arte: resposta aos anseios profundos do coração do homem

“A arte acessa aquilo que é inacessível às palavras e aos gestos, mas que se abre ao som de uma música ou à delicadeza de uma dança. Ela acessa aquilo que até mesmo nós desconhecemos.”

comshalom

Carnaval é a época do brilho, dos figurinos exuberantes, das alegorias, das cores.

São dias conhecidos por momentos fortes de euforia e excitação. Parece que durante este período, todos os sofrimentos serão mascarados por um bloco bem movimentado, pela melhor fantasia e pela melhor maquiagem.

Todo esse entusiasmo é ainda potencializado na cidade do Rio de Janeiro, conhecida pelo samba e pelas alegorias. A população se antecipa nos preparativos das roupas, dos brilhos, das danças, das músicas…

Tudo exala arte. Ela está sempre muito viva no Carnaval!

No Reviver Rio, os missionários entenderam que é possível utilizar toda a dança, a música, o canto, o figurino, a animação e o glitter de uma maneira nova.

Ao transformar tudo isso (que é um dom dado por Deus), em uma mensagem renovada, as Artes da Comunidade Shalom buscam utilizar no carnaval os mesmos elementos decorativos, mas com o objetivo de abrir os corações e tocar o mais profundo da alma dos homens.

 A missionária Nathália Oliveira, consagrada na Comunidade e atual coordenadora do Projeto Artes da missão do Rio de Janeiro, fala sobre a profundidade das artes na evangelização.

“A arte acessa aquilo que é inacessível às palavras e aos gestos, mas que se abre ao som de uma música ou à delicadeza de uma dança. Ela acessa aquilo que até mesmo nós desconhecemos”, comenta a missionária.

Nathália reitera que as expressões artísticas são uma grande via de salvação na cidade do Rio de Janeiro, uma vez que o carioca é um povo naturalmente artístico, apreciador da beleza e da alegria.

Algumas dessas maneiras de expressão acontecem no Reviver, retiro de carnaval da Comunidade Shalom na capital do Rio, em forma de esquetes e apresentações.

Uma delas é O Canto das Írias, espetáculo que explora fortemente os apelos artísticos, com danças marcantes, falas de impacto e o mais importante: uma experiência concreta e real com a misericórdia e com o verdadeiro amor.

As esquetes, peças teatrais, as coreografias e as músicas no Reviver Rio 2020 ressaltam a alegria e a beleza que se revela através de Jesus Cristo, oferecendo ao homem a saciedade perfeita dos seus desejos mais profundos.

Por Mariana Figueiredo

REVIVER RIO 2020

Capela São Tarcísio | Rua Athos Bulcão, No. 48 | Recreio dos Bandeirantes

CCSP Cardeal Orani Tempesta | Praça Nossa Senhora da Apresentação, No. 352 | Irajá

Não pode ir ao Renascer? Acompanhe a transmissão ao vivo clicando aqui

Aproveite agora!

Adquira os livros lançados no Renascer

Adquira as pregações do Renascer e muito mais


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *