Neste tempo de Quarentena, reduzimos ainda mais nosso nível de atividade física, que é o movimento corporal produzido pela contração muscular e que faz aumentar o nosso dispêndio energético.
Isso nos faz necessitar ainda mais da prática de exercícios físicos, como atividade planejada, estruturada, repetitiva e intencional, para a saúde do nosso corpo que é sacramento de amor.
Vemos pelas redes sociais muitos professores e blogueiros demonstrando exercícios para fazer em casa, porém, devemos prestar atenção na relação do exercício físico com nosso sistema imunológico.
Não é recomendável que se faça exercícios muito intensos, a não ser que já sejam rotineiros a alguns praticantes de exercícios desse tipo.
Hallabchi e colaboradores (2020), citam que o exercício físico de intensidade moderada tem efeitos positivos nas respostas do sistema imunológico contra infecções respiratórias virais; em contrapartida, exercícios prolongados ou excessivos realizados por indivíduos não adaptados poderia ser prejudicial, como citam Timmons, Taunopolsky, Bar-Or (2006).
Sendo assim recomendo como atividade física na Quarentena:
1. Faça exercícios que já realizava rotineiramente;
2. Se fizer algo novo, realize poucas repetições, para, ao invés de favorecer a construção muscular, fortalecer o sistema imunológico;
3. Aumente o exercício gradativamente. Não tente compensar tudo o que você não fez até hoje;
4. Você pode diluir o treino durante o dia, se tiver essa possibilidade.
Este é um momento favorável para treinarmos nosso sistema imunológico. É assim que a ciência nos ensina a superar da melhor forma este tempo.
Professor Daniel Francisco | Educador Físico
Missionário da Comunidade Católica Shalom
Leia mais:
Quarentena: como viver a rotina e qual a importância dos hábitos
Nutricionista orienta sobre como fortalecer a imunidade
Confira programação diária da Comunidade Shalom no Youtube
7 atividades para fazer com as crianças no período da Quarentena
Instituto Parresia lança hoje cursos gratuitos para o tempo de quarentena