Notícias

Autores Shalom falam sobre a missão de evangelizar através de suas obras

Neste dia, o comshalom conversou com alguns autores da Comunidade Católica Shalom para falar sobre a missão de evangelizar por meio de suas obras.

comshalom

Celebrado em 23 de abril, o dia do direito do autor é uma data importante para reconhecer as produções de escritores, compositores e artistas de modo geral. Por meio da Edições Shalom, Emmir Nogueira, Silva Lemos, Daniel Ramos, Nicodemos Costa, Gustavo Osterno, Laura Salvador e outros importantes autores têm a oportunidade de tornar público, em livros e em canções, aquilo que Deus os inspira.

Os autores, as obras e o povo

Neste dia, o comshalom conversou com alguns autores da Comunidade Católica Shalom para falar sobre a missão de evangelizar por meio de suas obras. Josefa Alves, missionária e teóloga, é conhecida pelos jovens por causa de sua trilogia Teshuvá. A obra literária foi uma das primeiras publicada pela Edições Shalom. Ela conta que muitos foram os testemunhos dos leitores em relação à história, que traça um profundo caminho de autoconhecimento a partir da personagem principal.

Josefa conta que, assim que o primeiro livro da trilogia foi lançado, recebeu uma mensagem de um jovem falando que Deus o tinha reconquistado por meio da literatura. Outro rapaz partilhou em uma carta que se identificou com o bullying sofrido pela personagem principal da narrativa. A missionária guarda a carta até hoje. Uma jovem, conta Josefa, ao ler o livro sentiu o desejo de voltar para Deus e também de concluir seus estudos. Inclusive, ela se formou em cinema e fez seu trabalho final sobre o Teshuvá.

“Para mim é gratificante quando um jovem me procura e partilha algo em relação aos livros, porque foi um sim despretensioso que eu dei a Deus, sem saber onde a obra iria chegar, porque a obra é dEle”, testemunha.

Mas além de Teshuvá, Josefa também editou e escreveu livros sobre a Palavra de Deus, para ajudar os leitores a rezar melhor e a crescer na fé. Junto com ela nessa missão, está Juan José Lemos, missionário da Comunidade de Vida, que teve suas primeiras obras publicadas neste ano. Ele é o autor de Virtudes: Caminho de Imitação de Cristo e de Aumentai a Intercessão. Apesar dos primeiros publicados terem sido neste ano, Juan conta que já escreveu outros. O jovem conta que foi na Comunidade que descobriu o talento para a escrita e partilha que se sente muito feliz em contribuir com a formação e a evangelização dos leitores.

“O primeiro a aprender sou, eu preciso estudar, preciso quebrar a cabeça para poder explicar. Com os livros, o trabalho é bem intenso. Tudo isso é um novo para mim. Mas eu espero algum dia escrever um livro sobre a Misericórdia de Deus”, partilha.

Canções que expressam a relação com Deus

“Andam dizendo por ai que o amor não vale a pena se algo tens a deixar, mas não sei como alguém pode dizer amar, se esse tal amor nada lhe venha a custar”. Segundo Erlison Galvão, missionário da Comunidade de Vida, a canção Sempre a Se Dar é uma de suas composições que mais marca o público. A música teve sua primeira versão em um vídeo da missão Shalom no Rio de Janeiro.

“A música se expandiu para além dos muros do ambiente da Igreja e começou a alcançar homens e mulheres que trazem em si a necessidade de um amor estável. A canção em si, denúncia o que não é amor e por isso deixa o publico, num sentido positivo, ‘em crise’, reflexivo”, explica Erlison. As composições do consagrado expressam a relação dele com Deus. “Quando eu as torno disponível para as pessoas eu acabo deixando disponível aquilo que foi fruto de muita reflexão interior à respeito de como correspondo à Vontade de Deus ou a vida em si”.

Entre suas composições gravadas, estão Livre a Voar, Estranho de Si e God Never Changes. Quem interpreta as músicas é Ana Gabriela. Mas além da cantora outros artistas gravaram suas letras. “Em todas elas, eu transbordo de maneira visceral e poética o desejo de transcender as realidades que me cercam, resignificando minha própria vida”, completa. O repertório completo do autor está disponível na plataforma musical da Edições Shalom.

Jovem autor musical

Yuri Costa, missionário da Comunidade de Aliança, é jovem, porém já tem uma lista considerável de composições. O artista vê uma beleza muito grande na evangelização por meio de suas canções. “Há uma graça especial de Deus nisso, é uma forma da arte como música chegar até as pessoas e levá-las para Deus, é um desafio para mim, mas é minha via de salvação, minha via de evangelização”. Ele conta que seus projetos musicais têm como meta dialogar com o público para além da Igreja, fazendo com que as pessoas sejam atraídas muitas vezes por melodias ou reflexões que as conduzam até o grande Autor.

Sobre o processo de composição, Yuri conta que encontra suas músicas no dia a dia a partir daquilo que vai percebendo na vida da sua família, de seus amigos. “Deus vai me inspirando a escrever sobre isso, eu gosto muito de falar do dia a dia das pessoas, acabo escrevendo letra e melodia”. Ele ainda destaca que deseja ajudar seus ouvintes a ter uma renovada experiência de gratidão, alegria e esperança, mas para isso o jovem reconhece que a oração é fundamental. “A oração é o que me leva muitas vezes a refletir sobre uma situação da minha vida, a oração é o meu leme”.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *