O Congresso de Jovens Shalom em Curitiba foi dito pelo Moysés Azevedo no Acamps South, quando o mesmo estava na cidade em janeiro do ano passado, e realmente confirmado, dois meses depois. Para Diego Rodrigo, Responsável Local (RL), a notícia foi recebida com muita alegria. “Uma responsabilidade muito grande de sermos uma missão, embora estejamos completando 25 anos, mas as nossas estruturas ainda não são grandes estruturas”, explica.
Leia também: Missa em honra à Santa Teresa de Jesus marca início da programação do CJS
Monaliza Rocha, consagrada da Comunidade de Vida, Coordenadora Apostólica (CAP) da Missão Curitiba, fez parte da Assessoria Jovem por muitos anos e fala de forma mais íntima um pouco sobre isso. “No Acamps South, na hora do show do Missionário Shalom, Moysés pegou no meu braço e disse: ‘É aqui o próximo Congresso’.
“Diante disso, surgiu uma profunda semente, mas que depois foi comprovada para a Missão e, com isso, recebemos juntos a graça que é ter o Jubileu da Missão e o Jubileu da Igreja. Esse caminho de preparação do Congresso, vejo como um caminho muito concreto de peregrinos da Esperança”, relembra Monaliza.
Ser peregrino em tempo de Jubileu
Enquanto isso, a Missão Curitiba já estava vivendo a preparação do Jubileu de 25 anos, enquanto a Igreja Católica vivia o Jubileu da Esperança. Logo, tudo ocorria de forma simultânea, mas também concatenada.
De acordo com Maria Clara Pinho de Araújo, Coordenadora do Projeto Juventude de Curitiba, Deus fez muitas promessas quando rezavam pelo Congresso, de fecundidade, de tempo de muitos frutos na Missão e de radiação do Carisma na cidade.
“De forma particular, como Missão é uma promessa de Deus que foi ganhando corpo, se concretizando, e agora vai se tornando cada vez mais real. Não só para a gente como missão, mas para toda a juventude, um ano especial, ano de jubileu.”
Para o RL há uma grande graça neste tempo. “Estamos muito confiantes na graça do jubileu, de estar com 25 anos da Comunidade em Curitiba, também na graça do Jubileu da Igreja, de ser peregrino da esperança, acho que tudo isso foi nos encorajando, quando chegamos fomos trabalhando, nos empenhando, tendo certeza que era algo que nos ultrapassa, que era maior do que nós, onde Deus supera toda a nossa fragilidade e pequenez”, afirma.
Já para a CAP: “Sou uma peregrina da Esperança, eu acredito que a Missão foi peregrina e peregrinamos nesta esperança e acredito que o Congresso de Jovens vai ser o cume tanto do Jubileu da Missão, que aconteceu em maio, dos 25 anos, quanto esse CJS que acontece nesse tempo. Peregrinos da Esperança, somos isso.”
Novo tempo
Entre desafios e graças, a Missão Curitiba segue firme no propósito de ser sinal de esperança para a juventude. O CJS 2025 surge como fruto maduro de 25 anos de Missão, de fé e perseverança. Em cada preparação, ressoa a certeza de que Deus continua a conduzir o carisma Shalom como uma verdadeira “Porta do Céu” aberta sobre a cidade e sobre o coração de cada jovem peregrino da esperança.
Inclusive, o Centro de Evangelização de Curitiba recebe este nome, pois é uma casa que ela atrai muitos e “entendemos que essa casa é lugar de passagem de muitas pessoas, é destinada a ser uma Porta do Céu para aqueles que entrem e experimentem desse céu, adentre neste céu e que conheçam a Deus. Foi nessa intenção que nós fomos rezando, entendendo do Carisma e para que esta casa irá servir, da utilidade dela e esta casa tem uma feliz expectativa de ser uma experiência de céu para aqueles que adentram aqui”, explica Diego.
Além disso, Monaliza explica que na época do anúncio do CJS 2025 a Missão era GT1, com um com grande potencial de crescer, e é GT2 atualmente. “Eu acredito que as missões do Sul trazem esse potencial de crescimento, porque existe uma sede do Carisma. Percebemos isso, quando vamos para pregações, nas paróquias, mas acredito que a missão precisava de um ‘boom’ no sentido da evangelização dos jovens e desde que o Acamps, o mesmo acampamento que o Moysés veio, aconteceu aqui em Curitiba, eu percebo que começou a missão a dar um ‘boom’.
Leia também: Locais católicos para visitar em Curitiba, sede do CJS 2025
O aniversário da Shalom Curitiba foi no dia 15 de maio, onde a Comunidade recebeu o Prêmio João Paulo II em Curitiba, prêmio que a Prefeitura e a Câmara dos Vereadores dão para pessoas que fazem trabalhos sobretudo com a Igreja na cidade de Curitiba.
“Nós recebemos esse prêmio no dia do nosso jubileu e também foi um grande sinal de confirmação até por ser também São João Paulo II de que Deus nos quer aqui, que nós temos um caminho a seguir em Curitiba, evangelizar e o nosso desejo é cada vez mais nos consolidarmos e avançarmos. Nós entendemos este tempo, essa casa, como com um grande ponto de partida, não com um ponto de chegada, que daqui a gente quer nos fortalecemos e irradiamos e podemos chegar a mais lugares nesta diocese”, declara Diego.
Eterno louvor a Deus
“Eu me sinto profundamente impulsionada a essa evangelização dos jovens, então eu vejo também como uma confirmação de uma missão pessoal que Deus me dá, mas também não desejo que as pessoas do Sul conheçam o Carisma da forma que eu conheci no Nordeste.” Monaliza Rocha
“Muita gratidão e louvor! Muito louvor diante de tudo que Deus foi permitindo a gente viver. A providência foi se manifestando de forma material também para a preparação do Congresso, Deus abrindo as portas onde a gente achava que não ia dar certo. É muito louvor e também a esperança de contemplar agora de fato com os olhos os peregrinos, os jovens chegando, tudo que Deus vai fazer.” Maria Clara
“Você vai ter uma experiência que Deus é maior que tudo e falo com tranquilidade, que se existe algum mérito da missão de querer confiar em Deus, mas não é porque a gente merece, mas sim porque somos misericordiados e agraciados.” Diego Rodrigo
Serviço
Congresso de Jovens Shalom 2025
Data: 17 a 19 de outubro de 2025
Local: Live Curitiba // R. Itajubá, 143 – Novo Mundo, Curitiba – PR, 81050-040
Faça sua inscrição
Instagram oficial: @juventudeshalomcuritiba