Igreja

Bartolo Longo: a história de conversão do ‘Apóstolo do Rosário’

Conheça a história de conversão do Beato Bartolo Longo, que passou do ocultismo e espiritismo para se tornar Apóstolo do Rosário.

comshalom
Bartolo Longo | Foto: churchpop

No dia 25 de fevereiro de 2025, o Papa Francisco autorizou a canonização de novos santos, entre eles o Beato Bartolo Longo, reconhecido por propagar a devoção ao Rosário.

Ele nasceu em uma família católica, mas, durante seus anos de universidade, afastou-se da fé e se envolveu com ocultismo e espiritismo, chegando até mesmo a consagrar-se ao demônio. Essa escolha o levou a um profundo estado de angústia e desespero. Mesmo durante esse tempo, ele não deixou de rezar diariamente o rosário.

Tocado pela graça de Deus, Bartolo Longo, aos 24 anos, no dia da festa do Sagrado Coração de Jesus em 1865, decidiu buscar o sacramento da confissão. Foi até a igreja do Rosário, em Nápoles, onde se confessou com o padre dominicano Alberto Radente.

“Foi como reviver minha Primeira Comunhão, como se eu tivesse recebido um segundo batismo”disse ele sobre esse momento.

Em 1871, tornou-se Terciário Dominicano, adotando o nome Irmão Rosário.

Saiba mais | Papa aprova decretos e Igreja terá dois novos santos

Ao visitar Pompéia em 1872 para resolver questões jurídicas da condessa Marianna de Fusco, Bartolo percebeu o estado de abandono da fé na região: a igreja estava deteriorada, a pobreza era extrema e a prática religiosa havia sido esquecida.

Assim, passou a se dedicar intensamente à catequese de crianças e adolescentes, tendo como principal missão a propagação da devoção ao Santo Rosário em Pompéia. Restaurou a igreja local e trouxe uma imagem de Nossa Senhora do Rosário de um convento em Nápoles, criou a Confraria do Rosário e promoveu um festival anual dedicado à Virgem Maria.

Bartolo e as crianças | Foto: insiemenews.it

>> Inscreva-se no nosso canal e receba atualizações diretamente no seu WhatsApp

O milagre da imagem de Nossa Senhora do Rosário

Um dos episódios mais marcantes foi a cura milagrosa da jovem Fortuna Agrelli, que ocorreu após suas orações diante da imagem restaurada de Nossa Senhora do Rosário.

Hoje, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia é um dos santuários marianos mais importantes do mundo, visitado por milhões de fiéis.

Altar do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia | Foto: vaticannews.va

Participe do Retiro Quaresmal da Comunidade Shalom

A Comunidade Shalom apresenta um itinerário formativo e oracional: o Retiro “Do deserto à Ressurreição”.

Inscreva-se gratuitamente na página comshalom.org/quaresma, e tenha acesso a conteúdos em vídeo, como pregações semanais do Padre João Chagas, além de conteúdos formativos e oracionais para você viver uma experiência de conversão.

Leia também

Como acontece a canonização de um santo?

Com informações do insiemenews e acidigital


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *