No dia 25 de fevereiro de 2025, o Papa Francisco autorizou a canonização de novos santos, entre eles o Beato Bartolo Longo, reconhecido por propagar a devoção ao Rosário.
Ele nasceu em uma família católica, mas, durante seus anos de universidade, afastou-se da fé e se envolveu com ocultismo e espiritismo, chegando até mesmo a consagrar-se ao demônio. Essa escolha o levou a um profundo estado de angústia e desespero. Mesmo durante esse tempo, ele não deixou de rezar diariamente o rosário.
Tocado pela graça de Deus, Bartolo Longo, aos 24 anos, no dia da festa do Sagrado Coração de Jesus em 1865, decidiu buscar o sacramento da confissão. Foi até a igreja do Rosário, em Nápoles, onde se confessou com o padre dominicano Alberto Radente.
“Foi como reviver minha Primeira Comunhão, como se eu tivesse recebido um segundo batismo”, disse ele sobre esse momento.
Em 1871, tornou-se Terciário Dominicano, adotando o nome Irmão Rosário.
Saiba mais | Papa aprova decretos e Igreja terá dois novos santos
Ao visitar Pompéia em 1872 para resolver questões jurídicas da condessa Marianna de Fusco, Bartolo percebeu o estado de abandono da fé na região: a igreja estava deteriorada, a pobreza era extrema e a prática religiosa havia sido esquecida.
Assim, passou a se dedicar intensamente à catequese de crianças e adolescentes, tendo como principal missão a propagação da devoção ao Santo Rosário em Pompéia. Restaurou a igreja local e trouxe uma imagem de Nossa Senhora do Rosário de um convento em Nápoles, criou a Confraria do Rosário e promoveu um festival anual dedicado à Virgem Maria.
>> Inscreva-se no nosso canal e receba atualizações diretamente no seu WhatsApp
O milagre da imagem de Nossa Senhora do Rosário
Um dos episódios mais marcantes foi a cura milagrosa da jovem Fortuna Agrelli, que ocorreu após suas orações diante da imagem restaurada de Nossa Senhora do Rosário.
Hoje, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia é um dos santuários marianos mais importantes do mundo, visitado por milhões de fiéis.
Participe do Retiro Quaresmal da Comunidade Shalom
A Comunidade Shalom apresenta um itinerário formativo e oracional: o Retiro “Do deserto à Ressurreição”.
Inscreva-se gratuitamente na página comshalom.org/quaresma, e tenha acesso a conteúdos em vídeo, como pregações semanais do Padre João Chagas, além de conteúdos formativos e oracionais para você viver uma experiência de conversão.
Leia também
Como acontece a canonização de um santo?
Com informações do insiemenews e acidigital