Todas as coisas têm um sentido ou uma razão de existir, não é verdade? Por mais que pensemos que algo existe apenas para nos perturbar, como é o caso das moscas, estas exercem uma função importante na natureza, que é a reciclagem de matéria orgânica em decomposição.
Da mesma forma, os livros existem, de um modo geral, para armazenar e transmitir o conhecimento adquirido e possuem diversas funções, de acordo com o seu conteúdo, por exemplo: um livro de matemática pode ensinar a solucionar equações dificílimas; um romance entretém quem o lê; um livro de história mantém viva a memória de uma nação a respeito dos erros e acertos do seu passado; um clássico inspira; um livro de piadas diverte; um almanaque sobre cultura inútil pode trazer mil e uma maneiras de matar as moscas que nos perturbam, o que, diga-se de passagem, não adiantaria muita coisa, devido à velocidade impressionante de proliferação desses insetos.
Já os livros que tratam da formação integral da pessoa humana, como os que são produzidos pelas Edições Shalom, têm a função de orientar um sujeito quanto ao seu crescimento espiritual, vocacional ou humano, como é o caso da dica de hoje, intitulado “Belo é o amor humano”, escrito por Emmir Nogueira, e que é um excelente auxílio para bem discernir e viver os estados de vida na Comunidade Shalom.
O estado de vida é um assunto importante e delicado e que deve ser tratado de forma séria por quem deseja fazer a vontade de Deus, afinal de contas, não é algo acidental ou circunstancial, ao contrário, é característica ontológica de um indivíduo, ou seja, é um dos itens constitutivos de sua identidade, juntamente com sua filiação divina e vocação.
O livro traz ainda em um de seus parágrafos uma rica coletânea dos ensinamentos acerca da vontade de Deus contidos nos Escritos Shalom, nos quais, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, revela o grau de importância que a vontade divina tem para o nosso Carisma e vocação.
Dentre estes ensinamentos, Moysés nos diz que a vontade de Deus é: imutável, soberana, santa, santíssima, do Amado, do Pai e bem-aventurada; precisa ser escutada, discernida, buscada, obedecida, concretizada e vivida com submissão e convicção, através da vida de oração e vivência da obediência de forma transparente para com as autoridades.
Estes já são motivos mais do que suficientes para buscarmos viver a vontade divina, portanto, nos empenhemos em tudo para nos configurarmos a ela e nela caminharmos, recordando, ainda, que o estado de vida é o modo com o qual o Senhor nos chama a melhor O amarmos e servirmos, assim, ler e colocar-se em oração com este livro torna-se uma medida ainda mais importante e urgente para cada um de nós, a fim de que possamos, em tudo, viver o que Deus quer de nós, que nada mais é do que a felicidade e a plenitude do existir.
No mais, não deixemos que o tempo passe e nossa vida acabe por ficar às moscas, mas a tomemos em nossas mãos e a entreguemos totalmente a Deus, para que o Senhor aja livremente, nos moldando e capacitando-nos a viver a Sua santa vontade, que é sempre amor.
Autor: Maria Emmir O. Nogueira
Editora: Edições Shalom
Idioma: Português
Páginas: 226
Edição: 2010
Acabamento: Brochura
Boa leitura!
Leia também

