Shalom

Bispo de Sobral completa 30 anos de sacerdócio

Uma Missa na Catedral Sé de Sobral, às 18h30 marcará a data. Além do clero diocesano e demais convidados, Moysés Azevedo, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Shalom estará entre os presentes à celebração.

comshalom

Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, Bispo de Sobral, completa nesta segunda-feira, dia 9, trinta anos de ordenação sacerdotal. Uma Missa na Catedral Sé de Sobral, às 18h30 marcará a data. Além do clero diocesano e demais convidados, Moysés Azevedo, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Shalom estará entre os presentes à celebração.

Dom Vasconcelos, como é conhecido, conta que sempre pensou em ser padre, desde a infância. Foi criado em uma paróquia dedicada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns, Pernambuco. Aos 12 anos já desempenhava diversos serviços pastorais como círculos bíblicos e oração do Terço nas casas. Ao terminar o ensino médio, resoluto, foi com um familiar à Cúria Diocesana para dizer de sua intenção de ser padre.

Desde a infância Dom Vasconcelos tinha o desejo de ser padre.

Era o final da década de 70.  A Igreja estava saindo de uma crise vocacional pós Vaticano II. Foi o mesmo período em que o então Papa João Paulo II lançou a Exortação Apostólica “Pastore Dabo Vobis” (Eu vos darei pastores). “Depois de  questionar sobre meu interesse, o Vigário Episcopal me encaminhou para os encontros vocacionais”, relembra o bispo que está há quatro anos está  pastoreado a Diocese de  Sobral.

Dom Vasconcelos foi ordenado aos 26 anos. Foto: arquivo pessoal.

 

Na entrevista reveladora que fez ao Programa Fazendo Barulho, o Bispo conta como foi desafiadora o período de sua formação. “Eu que imaginava o seminário como um prédio grande e com capela, missa diária, biblioteca…Deparei-me com uma realidade diferente. O Bispo alugou uma casa na periferia e me mandou para lá com os meus colegas”, explica Dom Vasconcelos,  que depois deste período continuou a formação em Recife.

O Papa Emérito nomeou o então padre Vasconcelos Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza. Foto: arquivo pessoal.

Na etapa seguinte  de preparação rumo ao sacerdócio um novo desafio surgiu. O então seminarista precisou passar por um transplante de córnea. Foi quando teve de ser enviado para um centro mais avançado, em São Paulo. “Fui  enviado para o Seminário de Guarulhos.Foi naquela Diocese onde fiz o curso de Filosofia e de Teologia”. Concluídos os estudos foi enviado para o período de estágio pastoral.

Papa Francisco nomeou Dom Vasconcelos Bispo de Sobral. Foto: arquivo pessoal.

Dom Vasconcelos foi ordenado padre aos 26 anos e passou dez anos na primeira paróquia que assumiu. Dezesseis anos após ordenado foi enviado a Roma para estudar as origens do cristianismo. Em 2005, mais um desafio. O então padre foi nomeado pelo Papa Emérito Bento XVI Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, e dez anos depois, pelo Papa Francisco foi nomeado Bispo da Diocese de Sobral.

Atualmente Dom Vasconcelos é também o presidente do Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB .

Confira a íntegra do testemunho de Dom Vasconcelos ao programa Fazendo Barulho.

A Missão do Shalom em Sobral funciona à rua Coronel Mont’Alverne, nº1498, bairro Campo dos Velhos. Na programação do  Centro de Evangelização Missas, atendimento a confissões, oração e aconselhamento, eventos e grupos de oração para crianças, jovens, adultos e casais. 

Para mais informações acesse: comshalom.org/sobral


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *