Na capital federal, a Câmara dos Deputados, recebeu nesta terça-feira, 3 de março, uma sessão solene em homenagem aos 200 anos das relações diplomáticas entre a Santa Sé e o Brasil. A celebração integra oficialmente o calendário em comemoração ao bicentenário e reuniu bispos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), parlamentares, diplomatas e autoridades eclesiásticas. Em janeiro deste ano, celebrações também foram realizadas em Roma, destacando a importância da relação entre o Estado brasileiro e a Santa Sé.
Entre as autoridades eclesiásticas, estiveram presentes: o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro; Cardeal Lorenzo Baldisseri, enviado especial do Papa para as comemorações, e que foi Núncio Apostólico no Brasil de 2002 a 2012; Cardeal Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília; Cardeal Jaime Spengler, presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre, dentre outros.
LEIA MAIS: Núncio Apostólico marca presença em evento da Comunidade na Brasília
A cerimônia evidenciou a importância histórica e espiritual dessa relação, marcada pela cooperação em vista do bem comum e pela contribuição da Igreja na formação cultural e social e moral do povo brasileiro ao longo dos séculos. Ainda no início da sessão, foi exibido um vídeo que conta um breve histórico dos 200 anos de parceria entre o Brasil e a Santa Sé.
Presença da Comunidade Shalom
A Comunidade Católica Shalom esteve presente na celebração. Pe. Saulo Dantas, Assistente Geral da Comunidade, participou da solenidade, juntamente com missionários da Missão de Brasília, fortalecendo os laços de comunhão com a Igreja no Brasil. Membros da Comunidade de Aliança também colaboraram diretamente na organização da sessão na Câmara.
De acordo com Pe. Saulo, a relação entre o Brasil e a Santa Sé tem uma importância que ultrapassa fronteiras. “Por graça de Deus, essas relações não impactam simplesmente o povo brasileiro, porque, graças à fecundidade da ação da Igreja nestas terras de Santa Cruz, muitos países terminam sendo beneficiados, porque nós, como nação, já enviamos missionários para vários países do mundo”, destaca o sacerdote.
Ouça a fala de Pe. Saulo Dantas sobre a cerimônia:
A participação da Comunidade expressa o compromisso com a missão evangelizadora e a unidade eclesial, em sintonia com os pastores e com a caminhada da Igreja no país.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
Presença da REDEVIDA de Televisão
A REDEVIDA de Televisão também esteve presente, por meio de sua diretora institucional, Lara Monteiro. Segundo ela, a emissora mantém um diálogo permanente e construtivo com a Igreja Católica no Brasil e com a Santa Sé, colaborando na promoção dos valores cristãos, da dignidade humana e do bem comum. “Foi uma grande alegria participar desse momento, e entender o reflexo dessa comunicação entre o Brasil e a Santa Sé há 200 anos, numa reflexão de temas tão relevantes para a sociedade, para a Igreja, para nós cristãos, para nós da REDEVIDA e de todos nossos espectadores”, disse.
Memória e projeção para o futuro
As relações diplomáticas entre Brasil e Santa Sé foram oficialmente estabelecidas em 1826, poucos anos após a Independência, tornando o país o primeiro das Américas a formalizar laços com a Sé Apostólica, sendo o quarto no mundo. Do Império à República, o diálogo institucional serve à promoção do bem comum em todo o Brasil.
A celebração do bicentenário reafirma não apenas uma comemoração histórica, mas a permanência de um vínculo que une fé, cultura e responsabilidade social, lembrando que a presença da Igreja na vida pública sempre se orienta pela defesa da dignidade humana e pela construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Fotos: Caio Lima, Shalom Brasília
Com informações de Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e Caio Lima, do Shalom Brasília.









