Notícias

Brasil possui 6,5% do clero mundial

Padre jovem, diocesano e  brasileiro é o perfil predominante do clero do país.

comshalom

O Anuário Estatístico da Igreja de 2017 aponta que existem 414.582 padres no mundo, 387 a menos em relação ao ano anterior. No Brasil, de acordo com o Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Ceris), órgão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a quantidade de sacerdotes é 27.300. O número corresponde a 6,5% do total mundial e indica que existe um padre para cada  7 mil habitantes, no país. 

Em 2018, a CNBB apresentou o esboço do perfil do clero do Brasil mediante dados colhidos de uma pesquisa feita com 7 mil padres. Em nosso país predomina o sacerdote  jovem, diocesano e  brasileiro. “Percebemos, pela pesquisa, que apesar das dificuldades os padres brasileiros estão animados com a sua vocação e missão e não tem medo de assumir seu seguimento e anúncio de Jesus Cristo”, disse o arcebispo de Palmas (TO), dom Pedro Brito Guimarães.

10 fatos da vida de Santo Cura d’Ars

A Comunidade Shalom conta atualmente com 35 sacerdotes, consagrados da Comunidade de Vida. Destes, 10 foram ordenados em dezembro do ano passado. Na Comunidade de Aliança são 23 padres. Na etapa do seminário, se preparando para o sacerdócio a instituição tem 70 seminaristas. 

 

O Sacerdócio na Vocação Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *