Shalom

Festival Capital da Paz terá apresentação musical com crianças autistas

Uma_Sinfonia_Diferente_cdpA edição deste ano do Capital da Paz receberá uma atração que, além de ser musicalmente rica, traz histórias distintas entre seus participantes. O coral Uma Sinfonia Diferente é um projeto da musicoterapeuta Ana Carolina Steinkopf e reúne pessoas com autismo em um lindo trabalho de aceitação e crescimento pessoal para pacientes e familiares envolvidos.

O objetivo, segundo Ana Carolina, é encurtar a distância entre o palco e o isolamento. “Nós sempre trabalhamos pensando na socialização, mas sempre trabalhamos individualmente onde a troca é apenas entre o paciente e o terapeuta. A Sinfonia nasceu da necessidade de algo novo para esse público”, afirma. Apesar das dificuldades encontradas no início, a força de vontade em ver a música facilitando a integração dessas pessoas fez com que a musicoterapeuta não desistisse.

Uma Sinfonia Diferente foi inspirado em um projeto parecido existente nos Estados Unidos. Após um ano de trabalho com crianças autistas ela percebeu que mesmo com as dificuldades enfrentadas por essas pessoas, a música pode ser uma brecha para entrar no mundo individual do autista e proporcionar momentos de alegria e diversão entre elas, bem como o melhor entendimento de cada uma por seus familiares. Atualmente, são 50 participantes entre dois e 30 anos de idade.

No Capital da Paz teremos a oportunidade de conhecer as crianças do Uma Sinfonia Diferente, nos emocionar e ver o trabalho de perseverança e amor feito por Ana, que se diz ansiosa para participar do Capital da Paz Festival. “Vai ser uma apresentação teste antes da nossa grande apresentação. Acredito que eles vão se sair muito melhor do que imaginamos”, conclui a musicoterapeuta.

O Parque da Cidade, no estacionamento do Ana Lídia, vai receber o Capital nos dias 20 e 21 de agosto deste ano. Com a expectativa de público na casa de 10 mil pessoas, a segunda edição do Festival traz grandes nomes da música nacional.

Por Carol Lima

← Voltar para Shalom Brasília


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *