Shalom

Carlo Acutis e seu kit para a santidade

O jovem italiano, falecido aos 15 anos, descobriu que “uma vida só é verdadeiramente bela se passamos a amar a Deus acima de tudo e ao nosso próximo como a nós mesmos”.

comshalom

Ao longo da história da Igreja, muitos fiéis contribuíram de uma forma destacada com a santificação do povo de Deus, por vezes, oferecendo novas vias de seguimento do Evangelho, sempre em comunhão absoluta com a Sagrada Escritura, a Tradição e a Doutrina, por meio de um carisma próprio ou de um itinerário de oração, penitência e caridade.

Dentre estes, muitos foram declarados beatos e santos, e partilharam suas experiências com outros cristãos através de vários escritos, como: cartas, diários, tratados, memórias, sumas, compêndios e outros, a fim de transmitir os ensinamentos que haviam recebido como inspirações do Senhor, segundo cada época em que viveram. Os exemplos são diversos, tais como: o caminho de perfeição de Teresa de Ávila, a pequena via de Teresinha, os ensinamentos de Santo Afonso de Ligório ou o fioretti de Francisco de Assis.  

Santos hoje

Em nossos dias, Deus continua suscitando santos em meio aos seu povo. Estes, como nós, são filhos deste tempo, em que a tecnologia avança a passos largos e as redes sociais se consolidam como o meio de comunicação mais rápido e eficaz para propagar informações diversas, inclusive, a mais importante e essencial de todas: a Boa Nova do Evangelho.

Assim, no dia 10 de outubro de 2020, a Igreja beatificou o primeiro digital influencer de sua história, Carlo Acutis, um jovem de apenas 15 anos que faleceu de modo repentino em 12 de outubro de 2006, poucos dias depois de ser diagnosticado com um tipo de leucemia de alta letalidade entre crianças e adolescentes.

Desde cedo, Carlo desenvolveu uma piedade diferenciada, que o inclinou a uma adesão à fé bastante avançada para sua pouca idade. Ele foi capaz de conjugar perfeitamente os ensinamentos cristãos com o cotidiano, vivenciando o Evangelho em meio às atividades ordinárias que realizava. A sobriedade com que usufruía dos bens, a forma diligente como lutava para corrigir suas imperfeições e o equilíbrio com que empregava seu tempo entre estudos, diversões, serviços à Igreja e aos pobres, adoração ao Santíssimo Sacramento, oração do terço e missa diária, tornaram-se modelo não apenas para os que lhe eram mais próximos, mas, após a beatificação, para os cristãos do mundo inteiro.    

Ele também tinha um grande talento para a informática, especialmente no desenvolvimento de programas e sites, assim, aliando o seu dom ao desejo de evangelizar, desenvolveu uma exposição virtual a respeito dos milagres eucarísticos ao redor do mundo, outra sobre as aparições de Nossa Senhora, além de mostras sobre o Céu, o Purgatório e o Inferno, e sobre o mundo angélico. Por esta ação inovadora, atual e diferenciada de evangelização, intuímos que ele é um forte candidato a tornar-se, um dia, o santo padroeiro da internet.

Dentre os seus apostolados, destacamos o trabalho de Carlo como catequista de turmas de preparação para a primeira comunhão e crisma. Para facilitar o entendimento dessas crianças e jovens a respeito da vivência da fé, ele partilhou com seus catequizandos um pequeno itinerário espiritual que veio a ser, por coincidência, semelhante aos pontos da espiritualidade que o Carisma Shalom oferece como via de santificação.

Este caminho que Carlo desenvolveu conta com os seguintes conselhos: 

1) Você tem que querer de todo o coração e, se ainda não quiser, tem que pedir ao Senhor com insistência;

2) Procure ir à Santa Missa todos os dias e tome a Sagrada Comunhão;

3) Lembre-se de recitar o Santo Terço todos os dias;

4) Leia a cada dia uma passagem da Sagrada Escritura;

5) Se for possível, faça alguns momentos de Adoração Eucarística em frente ao Tabernáculo onde Jesus está realmente presente. Você verá como seu nível de santidade aumentará prodigiosamente;

6) Se for possível, confesse seus pecados veniais todas as semanas;

7) Frequentemente faça resoluções e sacrifícios ao Senhor e à Nossa Senhora para ajudar os outros;

8) Pedir constantemente a ajuda de seu anjo da guarda, que deve se tornar seu melhor amigo.

Ele nomeou esse itinerário como um “kit para se tornar santo”, cujo conteúdo tornou-se o ponto de partida para a escrita do livro Carlo Acutis e os jovens Shalom, publicado pela JPII Editora, no intuito de fomentar o desejo de santidade em meio aos jovens, por meio do exemplo de adesão ao Evangelho de Carlo e de outros jovens santos e beatos da Igreja.

Durante as próximas semanas, disponibilizaremos uma série de matérias a respeito dessas dicas de santidade que Carlo nos deixou como um percurso a ser seguido e que também os jovens Shalom são chamados a trilhar, segundo a espiritualidade própria do Carisma que o Senhor, em Sua infinita bondade, concedeu-os. 

Shalom!      

Carlo Acutis e os jovens Shalom de Ana Paula Gomes

Adquira o seu livro na livraria Shalom mais perto de você, ou se preferir pelo site.

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Soy fiel devota de Carlos Acústica, tbm soy su amiga, adorei todo lo referente a lo escrito de Carlos Acústica