A Catedral de Notre Dame, em Paris, será reaberta para visitantes em dezembro de 2024, divulgou as autoridades francesas. O templo sofreu um grave incêndio em 15 de abril de 2019, que destruiu boa parte do edifício gótico. Notre Dame foi construída entre os séculos XII e XIV e é uma das igrejas mais conhecidas do mundo. Mais de 12 milhões de visitantes passavam pelo templo anualmente.
O projeto de reconstrução tem sido um enorme desafio e reuniu centenas de artesãos que trabalharam para restaurar o edifício tal como era antes. Boa parte da abóboda foi destruída pelas chamas. Segundo a Ministra da Cultura da França, Rima Abdul Malak, a restauração vai continuar mesmo com a abertura do edifício para Missas e visitas. A previsão é que os trabalhos sejam encerrados em 2025.
A restauração de Notre Dame começou em abril de 2019 com o reforço das estruturas para garantir a estabilidade do edifício. Esta etapa durou dois anos e teve um custo de 151 milhões de euro. A segunda etapa contou com o trabalho dos artesãos para a restauração dos vitrais, pinturas, imagens e do órgão de 1733.
Importância histórica de Notre Dame
Dedicada a Virgem Maria, Notre Dame é uma das maiores catedrais góticas do mundo. A catedral presenciou muitos acontecimentos históricos como a beatificação de Joana D’Arc e a coroação de Napoleão Bonaparte. O majestoso santuário também abrigava relíquias importantes como fragmentos da coroa de espinhos e da cruz de Cristo.
[Confira a página especial da Quaresma]
Roteiro espiritual Quaresma e Semana Santa 2023
O caminho espiritual “Do Deserto à Ressurreição!” é o tema do itinerário do caminho, que trará a cada dia conteúdos que irão permitir aprofundar o seu caminho espiritual para Semana Santa e Páscoa do Senhor.
Vivamos juntos este caminho rumo à Ressurreição!
Para saber mais acesse: comshalom.org/quaresma
CNPJ: 07.044.456/0001-00 | Razão Social: Comunidade Católica Shalom | C.C: 31.056-5 | Ag. 1369-2
Leia mais:
Normas básicas para o jejum da Quaresma e da Sexta-feira Santa
O que é a Quaresma? #Entendendo
7 dúvidas frequentes sobre o Sacramento da Confissão
Receita do pão de jejum da Comunidade Católica Shalom