Igreja

Catequese do Papa: ‘Simeão e Ana ensinam a reconhecer a visita de Deus’

A Santa Sé divulgou o conteúdo preparado pelo Papa Francisco para esta semana. O Pontífice continua hospitalizado, recuperando-se de uma pneumonia.

comshalom
Foto: Vatican News

Ainda hospitalizado devido a uma pneumonia, o Papa Francisco não pode proferir a tradicional catequese desta quarta-feira, 26 de fevereiro. A Santa Sé, no entanto, divulgou o conteúdo na íntegra, na qual o Pontífice medita sobre “Jesus Cristo, nossa esperança: A infância de Jesus” com ênfase na Apresentação de Jesus no Templo.

>> Notícias, formações e oraçãoes: Siga o canal do comshalom no WhatsApp

A catequese faz parte do ciclo de formações para o Ano Jubilar. Nela, Francisco recorda as figuras de Simeão e Ana, que reconhecem o Messias em um frágil bebê.

Testemunhas da esperança

“Simeão canta a alegria de quem viu, de quem reconheceu e pode transmitir aos outros o encontro com o Salvador de Israel e dos gentios. Ele é testemunha da fé, que recebe como dom e comunica aos outros; ele é testemunha da esperança que não desilude; é testemunha do amor de Deus, que enche o coração do homem de alegria e paz”. 

Também Ana reconheceu o Messias e o apontou aos outros, recorda o Pontífice. “O cântico da redenção de dois anciãos liberta o anúncio do Jubileu para todo o povo e para o mundo. No Templo de Jerusalém reacende-se a esperança nos corações, porque nele entrou Cristo, nossa esperança!”

O Pontífice finaliza a catequese convidando todos os peregrinos da esperança a seguirem o exemplo dos dois anciãos.

“Queridos irmãos e irmãs, imitemos também nós Simeão e Ana, “peregrinos da esperança” que têm olhos límpidos capazes de ver além das aparências, que sabem “farejar” a presença de Deus na pequenez, que conseguem receber com alegria a visita de Deus e reacender a esperança no coração dos irmãos e irmãs”.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *