Shalom

Celebrações dos 40 anos de Comunidade Shalom na missão de Fortaleza

O melhor modo de celebrar o aniversário da vocação é testemunhar a alegria da Ressurreição! Somos parte dessa procissão que caminha pelas estradas do mundo indo ao encontro do homem que sofre e, com a própria vida, aponta a direção da verdadeira vida, feliz, que caminha com Deus para a eternidade. Caminhe conosco, em ritmo de festa.

comshalom
Aniversário 40 anos Fortaleza

O Julho da Paz começou! O mês de aniversário da vocação Shalom é marcado tradicionalmente por uma programação intensa de celebrações e evangelização. Em 2022, temos ainda mais motivos para comemorar: são 40 anos de fundação, contagem que expressa o mistério pascal, de passagem. Nós já temos uma bela história de salvação para contar, mas ainda há muitos caminhos para percorrer, com a Virgem Maria e o Esposo Ressuscitado à frente, rumo ao céu. Vamos juntos ler a nossa história e colher ainda mais motivos para comemorar?

 

40 anos: estamos numa alegre procissão

Sabemos que o número 40 tem especial simbolismo nas Sagradas Escrituras. São várias as ocasiões em que o número está relacionado a momentos importantes na história do povo de Deus. Deus fez chover durante 40 dias e 40 noites nos tempos de Noé (Gênesis 7,4); Moisés passou 40 dias de jejum no Monte Sinai, a sós com Deus (Êxodo 24,18); Elias passou 40 dias e 40 noites caminhando até o Monte Horeb (1 Reis 19,8), e outros. Além disso, duraram 40 anos os reinados de Saul (Atos 13,21), Davi (II Samuel 5,4-5) e Salomão (I Reis 11,42), os três primeiros reis de Israel. Na vida de Jesus o número 40 também aparece quando o evangelho narra que Ele foi levado por Maria e José ao templo 40 dias após Seu nascimento (Lucas 2,22); Jesus também jejuou durante 40 dias no deserto, onde foi tentado pelo demônio (Mateus 4,1–2; Marcos 1,12–13; Lucas 4,1–2); e durante 40 dias, Jesus ressuscitado instruiu os discípulos antes de subir ao Céu e enviar o Espírito Santo (Atos 1,1-3). À luz da Palavra de Deus, dá para perceber que esse tempo traz um diferencial para o nosso aniversário deste ano.

Considerando tudo o que a Comunidade e o mundo tem vivido nos últimos tempos, nós estamos em um grande kairós, um tempo de graças, que pode e deve transbordar dentro e fora da comunidade como um grito de júbilo e esperança, um anúncio de Paz e de Vida. É um ciclo que se encerra para dar início a outro, ainda mais cheio da graça de Deus.

“Vamos! Vamos juntos! Eu em vocês, e vocês em Mim, vamos com alegria, é a Minha alegria! Vamos! Vamos fazer a colheita!”. (ESCUTA, 2021) 

Após o retiro de Escuta do Conselho Geral da Comunidade, o Senhor nos revelou uma imagem que ilustra a identidade pascal da vocação Shalom: somos um povo em procissão, em movimento, e esse movimento nos leva a evangelizar, foi para isso que nós nascemos e fomos constituídos. Nós não caminhamos sozinhos, O Ressuscitado vai à frente com o estandarte da Cruz, sinal da vitória sobre toda a morte e o pecado, e um passo atrás vai a Virgem Maria, toda pequena, humilde, nos guardando com o seu manto de amor.

Leia também | O que é o Retiro de Autoridade Shalom?

Entenda os elementos da imagem do Retiro de Autoridades 2021

 

Somos testemunhas alegres da Ressurreição 

Esse é o testemunho vivo, encarnado, impulsionado pelo Espírito Santo, que a Missão de Fortaleza vive através da fidelidade diária de cada irmão que, com a sua oferta, faz a nossa procissão transbordar a esperança. Em ritmo de festa, somos chamados a dar um grande grito de júbilo. O mesmo Deus que vimos operar maravilhas ao longo de nossa história inflama-nos novamente com Seu Espírito e renova nosso ardor missionário para continuarmos nessa procissão!

 

O passo a passo das comemorações

Encontro de Pentecostes

Liderados pelo Esposo Eucarístico e inflamados pelo Espírito de Pentecostes, a Missão de Fortaleza iniciou oficialmente a comemoração dos 40 anos no domingo de Pentecostes. Nós vivemos essa data no coração da vocação, na Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, unidos ao Governo Geral, ouvindo o nosso fundador Moysés Azevedo. Toda a Missão de Fortaleza recebeu, unida, o sopro novo do Espírito Santo para um novo envio missionário.

Leia também | “É próprio do Espírito Santo transformar deserto em jardim”, diz Moysés Azevedo no Encontro de Pentecostes

 

Congresso das Famílias

Com o tema “O amor na família: vocação e caminho de santidade”, o encontro trouxe muitas reflexões aos participantes em comunhão com o Congresso Internacional das Famílias que aconteceu em Roma. 

Leia também | Confira 10 frases de Moysés Azevedo no Congresso das Famílias 2022

 

Semana Missionária

Ir ao encontro das famílias e dos jovens onde eles estão, nas suas casas, escolas, praças, ruas. Esse é o movimento da Semana Missionária, que acontece em seis diferentes pontos da cidade de Fortaleza. O que levamos a esse povo? O anúncio de um tempo novo, tempo de alegria! Em cada Semana Missionária, diferentes momentos de evangelização, adoração, louvor e Celebração Eucarística.

 

E o mês acabou de começar! Junte-se a nós! Programe-se e celebre conosco essa festa que também é sua!

 

Serviço

Celebração dos 40 anos na missão de Fortaleza

Exposição dos 40 Anos da Vocação Shalom

Data: 5 a 12 de julho

Local: Shalom da Paz – Rua Maria Tomásia, 72 – Aldeota

Horário: 14h às 21h

Como é bom fazer memória dos feitos de Deus em nossa vida! Com o intuito de tornar viva essa história, o primeiro Centro de Evangelização Shalom, oferece ao público um mergulho na história da Comunidade com fotos o objetos de acervo, para encher ainda mais nosso coração de gratidão a Deus e permitir que os novos membros da Comunidade toquem neste caminho pelo qual a bondade e providência de Deus tem nos conduzido.

 

Novenário da Paróquia do Carmo

Data: 7 a 16 de julho

Local: Igreja do Carmo

Horário: programação diária a partir das 15h com Missa às 18h

Mais informações: @paroquiadocarmo

Com imensa alegria podemos contar com a intercessão de Nossa Senhora do Carmo. A Santíssima Virgem Maria se apresenta a nós como a “toda pequena”, a humilde, que anda um passo atrás de Jesus na procissão e nos cobre com seu manto de amor e proteção. No novenário da Paróquia do Carmo poderemos celebrar nossos 40 anos honrando e agradecendo nossa Mãe Santíssima e levando ao povo uma experiência com os Sacramento e com a oração. 

 

Missa de Aniversário da Vocação Shalom

Data: 9 de julho

Local: em cada Centro de Evangelização

Horário: 19h

O Ofertório da Missa é um dos marcos do nascimento da vocação e é nele que podemos unir de modo especial a pobre oferta da nossa vida à oferta de Cristo. Por isso, nós vamos viver esse dia unidos como família ao redor do altar do sacrifício e da ressurreição. Na Celebração Eucarística, daremos glória a Deus por Seu Amor e bondade certos de que Dele recebemos as graças necessárias para testemunhar a alegria de viver com Ele e para Ele.

 

Encontro Geral da Obra

Data: 10 de julho

Local: Ginásio Paulo Sarasate

Horário: a partir das 9h

Inscrições aqui

Um dia de memória e de louvor! Reunindo Comunidade e Obra queremos louvar a Deus pela nossa história e promover um encontro de gerações. Rezaremos juntos e teremos momentos para relembrar nossa história e introduzir os novos membros da Comunidade e Obra no caminho que Deus tem nos dado. Esse dia de grandes graças terá ainda a presença do nosso Arcebispo Dom José Antonio e será o envio do Projeto Juventude ao Acamps, nosso grande evento de evangelização dos jovens. 

 

Acamp’s

Data: 10 a 14 de julho

Local: Chácara Antunes – Itapebussu

Mais informações: @acampsfor

O principal evento de evangelização dos jovens fica marcado para sempre na história de muitos que tiveram ali a sua primeira experiência com Deus. O Acamps dos 40 anos traz uma grande novidade: um novo local, que também vai trazer uma nova experiência para todo o Projeto Juventude para Jesus. 

 

Festival Halleluya

Data: 20 a 24 de julho 

Local: Condomínio Espiritual Uirapuru

Horário: 19h

Mais informações: @festivalhalleluya

No retorno ao formato presencial, a Festa que Nunca Acaba é aquele evento que vai atrair multidões à cidade de Fortaleza. O maior evento de evangelização da Missão de Fortaleza comunica a beleza e a alegria que invade e transforma toda a vida. Cantamos no Halleluya um Deus vivo, Ressuscitado, que quer tocar a vida de cada um. Naquela arena, a multidão se torna povo em procissão. A partir da experiência com a alegria que não passa, o Halleluya é uma porta de entrada para muitos no Caminho da Paz.

Leia também | Confira programação do Festivão Halleluya 2022;  Pe. Marcelo Rossi e Pe. Fábio de Melo estão confirmados

 

Convenção Shalom 40 Anos

Data: 23 a 29 de setembro

Local: Roma

Mais informações: https://comunicacao.comshalom.org/convencao-shalom-40-anos

A Comunidade convida cada membro a fazer parte desta peregrinação e renovar, aos pés de Pedro, a nossa oferta de vida. Que melhor forma de celebrar nossos 40 anos do que peregrinando até o coração da Igreja e nas Basílicas históricas do Vaticano ouvirmos a voz de Deus para nós? Na programação de nossa Convenção está confirmada uma audiência com o santo padre, o Papa Francisco.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.