Igreja

Cerca de 210 causas de beatificação estão abertas no Brasil, afirma relatório

Segundo levantamento independente da iniciativa “Brasil: Terra de Santos”, aproximadamente 46,6% das causas são de mártires

comshalom

Ainda que a Europa tenha a maior parte dos santos, o Brasil tem crescido em modelos de cristãos dentro das mais diversas vocações. A equipe da iniciativa “Brasil: Terra de Santos” fez um levantamento independente sobre as causas abertas no país. Os dados revelam que o Brasil possui 37 santos, 54 beatos e 119 candidatos, ou seja, entre veneráveis e servos de Deus.

O perfil dos santos brasileiros é vasto. Ainda segundo o levantamento, 46,6% dos nomes são mártires. Enquanto os registros de heróis da fé no Brasil datam desde o século XVI. 

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Já no tocante à vocação dessas personalidades, os leigos também ocupam seu espaço. Fábio Rodrigues, membro do @brasilterradesantos, comenta o aumento das vocações leigas com causas abertas no país. 

É uma tendência constante e a gente percebe que, do século XX para cá, a gente percebe que o número de leigos aumentou bastante. É natural que os números dos sacerdotes e religiosos consagrados sejam maiores, porque o processo se torna mais fácil. O número de leigos tem crescido até pela diminuição da burocracia da causa”, pontua. 

A presença de crianças e adolescentes, também, é expressiva nas causas abertas. O levantamento aponta que existem 18 causas nesse perfil. 

Etapas para abertura de causa

O caminho de um santo para ter a jaculatória “rogai por nós” em seu nome é longo. Atualmente, a Igreja Católica possui quatro etapas mapeadas para tornar alguma personalidade um santo. A primeira delas é a fase diocesana, na qual é feita a abertura da causa para a beatificação. Nesta etapa, os responsáveis pela abertura da causa fazem um longo trabalho de coleta de documentos – sacramentos, testemunhos, históricos, relatos e materiais similares. Alguns nomes conhecidos estão nesse processo, como é o caso do Servo de Deus Marcelo Câmara, um jovem promotor de Florianópolis (SC). 

Lívia Miranda, membro do @brasilterradesantos, aponta que o candidato precisa ter falecido com uma fama de santidade, a qual não precisa em grandes proporções. 

Não é que precisa ser uma fama nacional, internacional, mundial. É ali, mesmo que seja ali na paróquia dela, na comunidade dela. Nesse quesito, não tem nada de quantitativo. Isso não faz tanta diferença, né? E aí tem um prazo de cinco anos pra que a causa possa começar e é até um certo prazo de prudência né? Pras pessoas realmente terem a devida valorização daquela pessoa”, detalha. 

Leia também | Conheça os santos, beatos e veneráveis que viveram no Brasil

Neste degrau para a canonização, o fiel investigado recebe o título de “Servo de Deus”. 

Já o passo seguinte trata-se do envio desse documento para o Vaticano, onde ocorrerá o julgamento de suas virtudes heroicas. Uma vez atestadas, o Servo de Deus torna-se Venerável. Em 2023, o médico e seminarista Guido Schaffer, do Rio de Janeiro (RJ), foi declarado Venerável. 

No caso de mártires, os Servos de Deus recebem o título de Beato primeiro. A Santa Sé, por sua vez, compreende o martírio como o primeiro milagre atribuído a essa pessoa. 

Para as causas de vivências das virtudes, o Venerável torna-se beato após a comprovação de um milagre atribuído para a sua intercessão. O beato é canonizado apenas com a ocorrência de outro milagre, obrigatoriamente ocorrido após a beatificação. 

Fama de santidade

Os candidatos, beatos e santos brasileiros ganham mais visibilidade a medida em que suas histórias são divulgadas. Além dos já citados, nomes como Santa Dulce dos Pobres, Beata Benigna Cardoso, Servo de Deus Pe. Nazareno Lanciotti e tantos outros passam a ser conhecidos e venerados. 

Vendo a vida desses santos, a gente percebe que não precisa ir muito longe para ter grandes exemplos de santidade, de vivência das virtudes. Muitas vezes a gente procura na Europa, mas nós temos aí a Santa Dulce dos Pobres e Santo Antonio de Santana Galvão, temos aqui santos aqui”, comenta Lívia. 

Ao pedir a intercessão de algum candidato ou beato, é importante sempre comunicar as graças aos responsáveis pela causa para a evolução do processo. Assim, não serão poucos os santos brasileiros para nos ajudarem na caminhada. 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.