O perdão não é uma mágica. Não significa fechar os olhos e simplesmente fingir que nada aconteceu. Perdoar é um processo que visa cessar o ressentimento contra outra pessoa ou contra si mesmo. Por isso que perdoar é um ato de força. É preciso disposição para desprender-se dos erros e apoiar-se no que foi bom e no que vale a pena lutar. A consagrada da Comunidade de Aliança, Isabel Rodrigues, conduz a partir desta terça-feira (18/8), o curso “Como Perdoar” e dá cinco dicas para quem quer avançar no exercício do perdão.
1 – Reconcilie-se com Deus
Buscar o sacramento da confissão é o primeiro passo para viver o processo do perdão. É preciso aceitar aquilo que cabe a nós, as limitações e falhas, mas nessa atitude de humildade buscar a Deus e se colocar na presença do Senhor, conversar com Ele e deixar que Ele te toque.
2 – Reconheça os próprios erros
É olhar para você mesmo e deixar o orgulho de lado e ver, na verdade, o que te traz mágoa e sofrimento. Precisamos saber quem somos e assumir nossas responsabilidades, e esse processo passa por ordenar tudo o que acontece para o amor. Se Deus é amor, tudo o que acontece conosco precisa ser submetido a esse amor.
3 – Reze
Um dos passos fundamentais para avançar nesse processo é a oração. Rezar e clamar a Deus a graça do perdão e saber que perdoar não é um passe de mágica que acontece da noite para o dia, mas um processo.
4 – Exercite sua vontade
Temos que exercitar a vontade diante das ofensas que nos aflige. Ter um olhar para o pecado e para o pecador e, com base na oração, liberar o perdão necessário para alcançar a liberdade.
5 – Tenha atitude
O perdão também é uma decisão. Se você tem essa oportunidade, tome a atitude de conversar com a pessoa em questão e, nas situações difíceis, peça ao Espírito Santo que te dê a graça da liberdade para se aproximar, pedir perdão e ser perdoado.
Curso Como Perdoar
Para ajudar as pessoas que querem se aprofundar no tema, começa nesta terça-feira, (18/8), o curso “Como perdoar“, no Youtube do Shalom Brasília. Serão três aulas online sobre como é possível superar a barreira do orgulho e alcançar a graça do perdão. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link.
Por Hellen Leite