Formação

Cinco passos para exercitar o perdão

É preciso disposição para desprender-se dos erros e apoiar-se no que foi bom e no que vale a pena lutar.

O perdão não é uma mágica. Não significa fechar os olhos e simplesmente fingir que nada aconteceu. Perdoar é um processo que visa cessar o ressentimento contra outra pessoa ou contra si mesmo. Por isso que perdoar é um ato de força. É preciso disposição para desprender-se dos erros e apoiar-se no que foi bom e no que vale a pena lutar. A consagrada da Comunidade de Aliança, Isabel Rodrigues, conduz a partir desta terça-feira (18/8), o curso “Como Perdoar” e dá cinco dicas para quem quer avançar no exercício do perdão.

1 – Reconcilie-se com Deus

Buscar o sacramento da confissão é o primeiro passo para viver o processo do perdão. É preciso aceitar aquilo que cabe a nós, as limitações e falhas, mas nessa atitude de humildade buscar a Deus e se colocar na presença do Senhor, conversar com Ele e deixar que Ele te toque.

2 – Reconheça os próprios erros

É olhar para você mesmo e deixar o orgulho de lado e ver, na verdade, o que te traz mágoa e sofrimento. Precisamos saber quem somos e assumir nossas responsabilidades, e esse processo passa por ordenar tudo o que acontece para o amor. Se Deus é amor, tudo o que acontece conosco precisa ser submetido a esse amor.

3 – Reze

Um dos passos fundamentais para avançar nesse processo é a oração. Rezar e clamar a Deus a graça do perdão e saber que perdoar não é um passe de mágica que acontece da noite para o dia, mas um processo.

4 – Exercite sua vontade

Temos que exercitar a vontade diante das ofensas que nos aflige. Ter um olhar para o pecado e para o pecador e, com base na oração, liberar o perdão necessário para alcançar a liberdade.

5 – Tenha atitude

O perdão também é uma decisão. Se você tem essa oportunidade, tome a atitude de conversar com a pessoa em questão e, nas situações difíceis, peça ao Espírito Santo que te dê a graça da liberdade para se aproximar, pedir perdão e ser perdoado.

Curso Como Perdoar

Para ajudar as pessoas que querem se aprofundar no tema, começa nesta terça-feira, (18/8), o curso “Como perdoar“, no Youtube do Shalom Brasília. Serão três aulas online sobre como é possível superar a barreira do orgulho e alcançar a graça do perdão. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link

Por Hellen Leite


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *