Igreja

Coleta da Celebração da Paixão do Senhor é destinada à Igreja na Terra Santa

A Igreja do mundo inteiro se une nessa Sexta-Feira Santa em solidariedade aos cristãs dos lugares santos. ‘Doem com generosidade’, pede Fr. Patton.

comshalom
Foto: Vatican News

A Igreja do mundo inteiro se une em solidariedade aos cristãos que vivem na Terra Santa nesta Sexta-Feira da Paixão. Tradicionalmente, a coleta da celebração da Exaltação da Santa Cruz é destinada a conservação e manutenção dos lugares santos.

>> Inscreva-se no nosso canal e receba atualizações diretamente no seu WhatsApp

“Doem com generosidade”, é o apelo do Fr. Francesco Patton, custódio da Terra Santa. Em vídeo, o sacerdote franciscano recorda os males que a guerra gerou aos cristãos que vivem na região.

“Sentimos a necessidade de continuar estendendo a mão no gesto mendicante de quem implora pelo amor dos próprios irmãos: sustentem-nos com a oração; apoiem-nos retornando para visitar os lugares santos como peregrinos, de acordo com suas possibilidades; ajudem-nos financeiramente também, lembrando que tudo o que você doar, o Senhor lhe devolverá cem vezes mais”.

Conhecida como Coleta pró-Terra Santa ou Collecta pro Locis Sanctis, os donativos arrecadados são a principal fonte de recursos para o sustento da vida que se desenvol­ve em torno dos lugares santos, como Israel, Palestina, Jordânia, Síria, Lí­bano, Egito, Chipre e Rodes, entre outros.

Serviço realizado na Terra Santa

A Custódia da Terra Santa conta com 300 frades fran­ciscanos de mais de 30 nações que, juntamente com outros religiosos e leigos voluntários, se empenham na manutenção e renovação dos lugares santos, na assistência às populações afetadas pelas guerras, epidemias e desastres naturais, como também no acolhimento e assistência aos pere­grinos.

A Custódia exerce a ação pastoral em outras 30 paróquias e 80 igrejas; dirige 16 escolas com 10 mil alunos e 400 professores; diferentes escritórios com 250 postos de trabalho; cinco hospedarias (as ‘Casas Novas’) com 500 leitos para peregrinos, três resi­dências de anciãos; e dois internatos para órfãos.

Também ajuda as famí­lias cristãs, em sua maioria excluídas do sistema político-religioso local, oferecendo-lhes moradias ou auxi­liando-as a custear aluguéis. Apoia a juventude universitária com bolsas de estudo, e as crianças com creches.

A Custódia promove ainda uma ação científi­ca, cultural e ecumênica por meio da Faculdade de Teologia Bíblica e Ar­queologia de Jerusalém, o Centro de Estudos Orientais Cristãos do Cairo e o Instituto Magnificat de música sacra.

Participe do Retiro de Semana Santa Shalom

Serviço

Retiro de Semana Santa
Quando: 17 a 20 de abril de 2025
Onde: Confira os locais do Retiro de Semana Santa Shalom 2025
Inscrição para o retiro on-line: semanasanta.com.br

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *