Institucional

Como servir com Maria (Dica 2)

comshalom

maria obedienciaO comshalom.org traz, até o dia 13, dicas de como servir com Maria. Acompanhe e aprenda com Nossa Senhora a servir, a “amar em atos”. Clique aqui e confira a dica de ontem. Confira a de hoje:

Dica #2: A obediência

“Quem obedece às ordens, não incorre em pena alguma.” (Eclesiastes 8, 5)

A Igreja nos ensina que quem obedece nunca erra. Maria foi a serva do Senhor por excelência, fazendo sempre a Sua vontade. Os grandes santos souberam seguir o exemplo da Mãe de Deus, mostrando-nos a obediência como uma máxima em suas vidas, mesmo quando eram castigados ou sofriam injúrias permaneciam obedientes à Igreja.

Ao longo da história, o próprio Jesus confirmou, em aparições e revelações, o quanto lhe agradavam aqueles que eram obedientes à Igreja. Mas os santos não foram tantas vezes injustiçados por membros das Igreja? Sim, é verdade, mas nós, católicos, acreditamos que Deus confere àqueles que estão à frente uma “unção especial”, uma autoridade para desempenhar aquele serviço, mesmo que estes algumas vezes não façam jus à graça concedida por Deus. Esse julgamento não cabe a nós, a parte que nos cabe é obedecer.

Quando o diretor espiritual de Santa Teresa de Jesus pediu que ela, em suas visões, tratasse Jesus como se fosse o demônio, o próprio Jesus se alegrou com a obediência de Teresa, dizendo a ela “Muito bem, Teresa!”. Isso quer dizer que, mesmo sem concordar, eu devo obedecer? Sempre? Bom, a não ser em caso de heresia, sim, você sempre deve obedecer, como Maria. Afinal, fazer tudo concordando é mais aderir que obedecer, não é verdade? Se começarmos a “escolher” em vez de “acolher”, sem percebermos acabaremos seguindo nosso próprio evangelho, não o de Jesus Cristo.

Então, se você não concorda com alguma decisão de seu coordenador/fundador/padre/papa, faça como Maria: guarde tudo em seu coração, mesmo sem compreender (leia Lucas 2, 43-51). Isso também quer dizer: não faça fofoca ou alimente o falatório, simplesmente obedeça e permaneça em oração. Lembremos de Maria dizendo “fazei tudo o que Ele vos disser” (João 2, 5) e sigamos na certeza de que estamos fazendo um sacrifício agradável à Deus.

Andréa Veras

Comunidade Um Novo Caminho


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *